Dicas de livros & outros mais

O que terá acontecido com Baby Jane é uma das dicas da semana – Foto: divulgação

A sessão de “Dicas” do Portal Firminas é diferente de tudo o que você já viu em outras colunas que indicam o que você deve ler, ver e ouvir. Você vai encontrar de tudo um pouco e até indicações que nunca imaginou vão estar estampadas por aqui, em categorias que não encontrará em nenhum outro lugar. Também aceitamos sugestões; basta enviá-las pelo nosso e-mail portalfirminas@gmail.com. Vamos adorar saber o que você anda escolhendo como entretenimento e passar para frente.

Livros

Novo que tem que ter:

Viajantes do Abismo – Nikelen Witter – Finalista no prêmio Jabuti em 2020, categoria “romance de entretenimento”, esse livro conta a história de desertos que avançavam cobrindo cidades. A história de um mundo à beira da destruição. Da gente desse mundo, de sua alienação e da violenta guerra em que se perdeu. Esta é a história de uma mulher que fazia curas e de sua amiga, que dirigia um bordel. Quer saber mais? Melhor ler, então.

Clássico que não se pode deixar de ler:

Orgulho e Preconceito – Jane Austen – Tem como pano de fundo a burguesia inglesa do início do século XIX. Vemos no romance como as relações movidas por amor e dinheiro podem ser promíscuas e mesquinhas, encobertas pelo véu da sociedade burguesa.

Antigo que tem tudo a ver:

Paixão Segundo GH – Clarice Lispector – G.H. despede a empregada doméstica e decide fazer uma limpeza geral no quarto de serviço, que ela supõe imundo e repleto de inutilidades. Leia, leia, é imperativo ler esse livro!

Filmes

Novo que tem que assistir:

O Mundo em Caos – Em um futuro pós-apocalíptico onde a humanidade já começou a colonizar outros mundos, uma infecção rara e perigosa tomou conta do planeta e causou o inimaginável: todas as mulheres foram mortas.

Famosinho que não pode deixar de curtir:

O Diabo Veste Prada – Andy (‎Anne Hathaway‎), uma moça recém-formada e com grandes sonhos, vai trabalhar na conceituada revista de moda Runway; sua função é ser assistente da diabólica Miranda Priestly (Meryl Streep).

Clássico para ver e repetir:

O que Terá Acontecido a Baby Jane – Jane Hudson (Bette Davis) é uma antiga estrela infantil agora idosa, que cuida de Blanche (Joan Crawford), sua irmã em uma cadeira de rodas, também uma ex-atriz mirim.  – Não dá para contar mais nada, senão vira spoiler.

Séries

Nova que tem que maratonar:

WandaVision – Essa série está dando o que falar, afinal é uma série de super-herói, ou melhor, super-heroína, totalmente diferente e instigante. “Dois super-seres vivendo uma vida ideal no subúrbio, começando a suspeitar que nem tudo é o que parece”, é o que diz a sinopse que a gente encontra na net. Então, bora assistir.

Queridinha para a gente guardar:

Gilmore Girls – Não acredito que você ainda não viu! Três gerações de mulheres incríveis estão nessa série. A história acompanha a vida de Lorelai Gilmore, uma mãe solo que cria sua filha adolescente Rory na cidade de Stars Hollow, em Connecticut. As duas agem mais como amigas do que mãe e filha, uma relação que Lorelai não teve com sua própria mãe, Emily Gilmore, uma dama da alta sociedade. Veja e jamais esquecerá!

Clássica para relembrar:

A Feiticeira: Darrin Stephens (Dick York) é um jovem executivo de uma agência publicitária que, quando sai em lua de mel com sua esposa, Samantha Stephens (Elizabeth Montgomery), descobre seu segredo: ela é uma feiticeira com poderes mágicos. Mas podem ter certeza, a série não é sobre ele, é sobre ela!!

Podcast

Uma história para entender:

Praia dos Ossos – A vida e morte de Ângela Diniz. Sem mais. Tem que ouvir a-go-ra!

Fatos para debater:

Olhares Podcast – Coluna sobre mulheres e sua representatividade no cenário político brasileiro.

Conversa de Portão – O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural. Novos episódios são publicados toda terça-feira.