Em cartaz online “Jogo Do Jogo” fala da violência doméstica

Na montagem inédita desenvolvida em formato coletivo, os jogadores-espectadores acompanham histórias de mulheres vítimas de violência doméstica
Cena do espetáculo Jogo Do Jogo – Foto: divulgação

Os números não mentem: o índice de violência doméstica aumentou durante a pandemia de Covid-19. Constatando que as medidas de isolamento social preconizadas para contenção do espalhamento da pandemia trouxeram como efeito adverso um aumento significativo nos casos de violência doméstica contra mulheres, surgiu a ideia e necessidade de “JOGO DO JOGO”, um jogo-espetáculo que estreia através do aplicativo Zoom dia 25 de Fevereiro, às 19h.

Com temporada de quinta-feira a domingo, a montagem tem idealização e direção do coletivo que se formou para este trabalho. Assim, Diana Herzog, Isadora Medella, Pâmela Côto, Patrícia Vazquez, Rafaela AmoDeo, Lorena Lima, Nivea Magno e Verônica Bonfim  assinam a direção e dramaturgia juntas.

Espectadores são os jogadores

“Dadas as instruções sobre a dinâmica do jogo, aos jogadores-espectadores é proposta a tarefa de entrar nesta casa e percorrer seus cômodos  de maneira participativa, interferindo nas histórias e sendo, junto com as atrizes, corresponsáveis pela desenvolvimento das histórias narradas. Ao longo deste percurso, eles terão contato com histórias e fatos que vão construindo todo o contexto através do qual as mulheres se tornam vítimas dentro de suas próprias relações conjugais, em seus próprios lares”, antecipa Patrícia Vazquez sobre o trajeto das histórias que ilustram esta escalada da violência doméstica. Na cena final, existe a possibilidade de os espectadores opinarem através do recurso de enquetes.

O trabalho se debruça, então, numa pesquisa cênica através do discurso sensível da arte, gerando empatia e reflexão. “Além de sensibilizar para a temática da violência doméstica, pretendemos, ainda, contribuir para o amadurecimento e pesquisa de formas de desenvolvimento das artes da cena através de ferramentas digitais online, uma vez que elas estarão de forma definitiva em nossa sociedade no presente momento, em que as formas presenciais serão menos frequentes”, complementa Isadora Medella.

Para abordar este assunto, encontraram o formato de um jogo: quais as regras e dinâmicas sociais que estimulam comportamentos nocivos e de submissão? Como estes jogadores da vida são capazes de agir na sociedade de uma forma tão contrária ao que acreditam ser o correto? “De igual forma, perguntamos também quais as brechas, dentro deste jogo, para romper estas condições? Como deslocar a vítima desta centralidade, como sujeito da violência, e deslocar o olhar para o agressor? Assim, entende-se a necessidade de trazer informação para as mulheres que se encontram em situações de risco e também para todas as pessoas que permitem que estas situações aconteçam perto de si”, reflete Pâmela Côto.

Cena Cena do espetáculo Jogo Do Jogo – Foto: divulgação

Novas narrativas artísticas

Para a criação do espetáculo, foram feitos mapeamentos de informações, notícias, estatísticas e grupos que divulgam e dão suporte às mulheres vítimas de violência. Em paralelo, uma pesquisa do aparato técnico para transmutar espetáculos em obras digitais interativas. “Urgem tanto o tema quanto a forma, que supre ainda a necessidade do público, em conhecer e se sensibilizar com novas narrativas artísticas, bem como a de todo o setor de se manter em atividade, gerando empregos e renda para uma cadeia profissional que se vê numa situação de impedimento ou redução drástica no exercício de suas atividades profissionais”, encerra Lorena Lima.

Cartaz do Espetáculo

SERVIÇO:

Data: 25 de fevereiro a 14 de março

5ª a Sábado – 19h / Domingo – 17h

Onde: Zoom via sympla: https://bit.ly/3uLwdyv

Quanto: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia-entrada)

FICHA TÉCNICA:

Direção e Dramaturgia: Diana Herzog, Isadora Medella, Lorena Lima, Nivea Magno, Patrícia Vazquez, Pâmela Côto, Rafaela Amodeo e Verônica Bonfim

Elenco: Lorena Lima, Nivea Magno, Patricia Vazquez, Pâmela Côto, Rafaela Amodeo, Verônica Bonfim e Rodrigo Lopes

Direção Musical e Audiovisual: Isadora Medella

Colaboração Artística: Jéssica Madona e Gabriela Loran

Coordenação e operação Técnica: Rodrigo Lopes

Assessoria de Imprensa: Marrom Glacê Assessoria – Gisele Machado & Bruno Morais

Mídias Sociais: Ana Studart

Programação Visual: Raquel Alvarenga

Administração Financeira: Cida de Souza

Produção: Aline Mohamad