150 anos de Rosa Luxemburgo: sua história espalhada pelo mundo

Conheça as obras que contam a história da militante revolucionária que dedicou a vida à luta em defesa dos oprimidos e da igualdade
Rosa Luxemburgo – Foto: s/crédito – domínio público

Intelectual e militante revolucionária , Rozalia Luksenburg, em polonês Róża Luksemburg, nasceu em cinco de março de 1871, na Polônia, de família judia. A feminista, filósofa e economista fez da sua vida amor, arte e luta em defesa dos oprimidos e da igualdade. Contra a injustiça, batalhava pela liberdade de expressão. Uma mulher com relevantes argumentos e atitudes sociais. Depois de um período em prisões, ela foi assassinada na Alemanha em 15 de janeiro de 1919.

Para saber mais da sua história, as Firminas elencam dicas de livros e filmes brasileiros e internacionais  sobre a vida de Rosa de Luxemburgo.

“Rosa Luxemburgo”, por Isabel Loureiro, professora aposentada da Unesp. A especialista publicou uma trilogia com textos divididos em períodos e cartas. O primeiro volume envolve a produção entre 1899 e 1914; o segundo vai de 1914 a 1919; e o terceiro reúne correspondências de 1893 a 1919. Editora Unesp.

“Rosa Luxemburgo: os dilemas da ação revolucionária”, por Isabel Loureiro, professora aposentada da Unesp. Doutora com conhecimento profundo sobre Rosa Luxemburgo, ela analisa e mostra o pensamento filosófico e a defesa apaixonada da ação espontânea das massas populares.  Editora Unesp.

Capa livro Rosa Vermelha

“Rosa vermelha: uma biografia em quadrinhos de Rosa Luxemburgo”. Em 2017, a cartunista e escritora britânica Kate Evans apresentou nesta obra as ideias, cartas pessoais, os relacionamentos e o crescimento da revolucionária. Com linguagem moderna, ilustrações em preto e branco, o livro mostra como Rosa Luxembrugo viveu plenamente, os momentos divertidos e dramáticos, o crescimento e também o seu trabalho profundo, o pensamento e militância internacionalista. Segundo a autora: “Foi uma grande honra poder recriar a história de Rosa de Luxemburgo para um público maior, porque ela foi um exemplo de alguém que nunca foi derrotada pela vida”. A versão brasileira, em 232 páginas, tem tradução de Marcelo Brandão.

A primeira biografia “Rosa Luxemburgo: pensamento e ação”, de Paul Frölich. Publicada originalmente em 1939, o autor fundou com ela o Partido Comunista Alemão. Ele retrata a vida da filósofa marxista desde a juventude, passando por Revolução Russa, prisão na Polônia e Alemanha, além do seu assassinato. O livro traz também um estudo sobre os seus principais escritos.

Detalhe do cartaz do filme Rosa Luxemburgo, de Margareth Von Trotta

Filme “Rosa Luxemburgo”, dirigido pela alemã feminista Margarethe Von Trotta, 1985 . Em formato de romance, conta a vida, o começo político e rupturas da grande líder revolucionária. Destaca a personalidade e a sua luta pela igualdade e mundo mais justo. Elenco: Barbara Sukowa (Rosa Luxemburgo), Daniel Olbrychski (Leo Jogiches), Doris Schade (Clara Zetkin), Hannes Jaenicke (Kostja Zetkin) e Jürgen Holtz(Karl Kautsky).

Disponível em ambiente virtual com um vasto acervo,  há a Fundação Rosa Luxemburgo no Brasil: rosalux.org.br.