O Trabalho na perspectiva feminina é tema de cineclube da UFF

Nos dias 18 e 25 de março, o Cineclube Quase Catálogo promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) continuará a exibição gratuita dos filmes que, neste mês, têm o objetivo de refletir sobre o trabalho na perspectiva feminina. As transmissões serão realizadas pelo endereço https://www.facebook.com/centrodeartesuff/

Entre as perguntas a serem levantadas está: O que disseram as mulheres cineastas nas últimas décadas sobre o mundo do trabalho? O questionamento parte do fato de o cinema ser um dos responsáveis por revelar os aspectos do mundo do trabalho desde a sua invenção. Entretanto, nesse cenário, em geral, são as visões masculinas sobre o tema que ganham maior destaque. 

Pela Janela, de Caroline Leone, será o filme exibido no dia 18 . 3 filhas de lavadeiras, de Edileuza Penha de Souza, no dia 25. O último ainda contará com um debate realizado entre as diretoras de ambos o filmes e também com Edileuza Penha de Souza, historiadora, pesquisadora, curadora, documentarista, além de idealizadora e organizadora da Mostra Competitiva de Cinema Negro – Adélia Sampaio.

Sobre o Cineclube Quase Catálogo

Em sessões mensais o Cineclube é dedicado às mulheres cineastas. O Cine Arte UFF, em Niterói, RJ, é o local escolhido para as exibições e debates. Entretanto, com a chegada da pandemia as transmissões passaram a ser realizadas pela internet. 

O objetivo do cineclube é fazer um resgate da história do cinema realizado por mulheres, contribuindo também para aumentar a visibilidade de filmes dirigidos por jovens realizadoras do Brasil e do mundo.