Dicas de livros & outros mais

A sessão de “Dicas” do Portal Firminas, atualizada semanalmente, traz indicações de séries, livros, filmes, do antigo – sem ser chato – ao lançamento – sem ser banal. Também aceitamos sugestões; basta enviá-las pelo nosso e-mail portalfirminas@gmail.com. Vamos adorar saber o que você anda escolhendo como entretenimento em tempos de pandemia, quando verbo “maratonar” já é algo cotidiano. 

Livros 

– Novíssimo:

Saberes da Floresta – Márcia Wayna Kambeba – Textos incríveis que retratam a sabedoria ancestral indígena. Traz reflexão sobre costumes, ensinamentos e pedagogias dos povos que viviam no Brasil antes da colonização. É da Editora Jandaíra. Vale a pena.

– Classiquérrimo:

O Segundo Sexo – Simone de Beauvoir – Em 1949 era lançada uma das principais obras para o movimento feminista. No Brasil foi publicado em dois volumes: Fatos e Mitos foi o volume um e Experiência Vivida foi o volume dois. Tem que conhecer.

– Antiguíssimo:

O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë – Único romance da escritora inglesa. Tem tragédia e obsessão em uma história de amor (será amor mesmo?). A tal história de \mor e ódio, só que essa é muito envolvente. Necessário!

 Filmes

– É lançamento mesmo:

Raya e o Último Dragão – Essa animação traz lendas do sudoeste asiático. A guerreira Raya parte para a terra encantada de Kumandra. Ela tem que encontrar o que o último dragão porque só assim conseguirá preservar seu reino de uma força obscura. Para adultos também.

– Veio para ficar:

O Diário de Bridget Jones – Bridget (Renée Zellweger) é uma moça solteirona, que quer contar sua história em seu diário. O conjunto da obra forma as desventuras de uma mulher fora dos padrões em vários sentidos. Bom de assistir.

– Rever sempre: 

Gilda – “Nunca houve uma mulher como Gilda” (Rita Hayworth). A ruiva está mais deslumbrante do que nunca nesse antigo obrigatório, onde ela é casada com um frio dono de cassino, até que há o reencontro com Farrell (Glenn Ford), que fingem não se conhecer. Isso é só o começo de tudo. 

Séries

– Acabou de chegar:

Filhas de Eva – Está na Globo Play essa série com as atrizes Renata Sorrah, Giovanna Antonelli e Vanessa Giácomo. As três mulheres vão refletir sobre sonhos, realizações, padrões e vontades, cada uma dentro de sua história de vida. Para ver e refletir.

– Aquela demais:

Dawson’s Creek – Essa série foi de 1998 a 2003 e conta a história dos relacionamentos de quatro adolescentes, entre namoros, amizades, as dificuldades comuns do adolescer e os conflitos familiares. A atriz Katie Holmes, que interpreta Joey Potter, muitos anos depois, casou-se com o ator Tom Cruise (de 2006 a 2012). Para distrair

– Velha legal:

Arquivo X: Os agentes Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson são agentes do FBI que investigam o sobrenatural. Só isso? Não, tem muito mais!

Podcast –

– Para ouvir sempre:

CEOcast – Fala do mundo do empreender para as mulheres. Com dicas de como conseguir sustentabilidade para os negócios dirigidos por mulheres. Ouça e registre.

– Criativo:

Angu de Grilo – Em 2019 Angu de Grilo ganhou o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra na categoria Melhor Podcast. Feito por mãe e filha – Flávia Oliveira e Isabela Reis. Ouça e discuta.

Outras Mamas – Feminismo e veganismo. Esse é o mote desse podcast feito por Barbara Miranda e Thaís Goldkorn, que trabalham assuntos anticapitalista e antiespecista. Ouça e reflita.