Carro do Óvulo estimula debate sobre aborto legal no Sul do Brasil

Uma ação da Frente Pela Legalização do Aborto do Rio Grande do Sul, o Carro do Óvulo tem dado o que falar nas últimas semanas

Uma ação da Frente Pela Legalização do Aborto do Rio Grande do Sul (Frepla-RS), o “Carro do Óvulo”, é uma das estratégias adotadas pelo coletivo pelo mês da mulher que tem circulado pelos bairros periféricos de Porto Alegre divulgando informações sobre o aborto legal. A ideia surgiu como referência ao “Carro do Ovo”, que também roda a capital gaúcha e outras cidades da Região Metropolitana como forma de comércio. 

Divulgação Frepla-RS

A iniciativa ganha ainda mais relevância após o avanço do PL 5435/2020 no Senado, oferecendo grande ameaça aos procedimentos de interrupção voluntária da gravidez previstos em lei. Além disso, a pandemia do coronavírus dificultou ainda mais o acesso de mulheres ao serviço pelo qual têm direito.

“Vamos retumbar com o nosso carro de som todas essas questões”, afirma uma das integrantes da Frepla-RS, psicóloga que trabalha no acolhimento de mulheres que passaram pelo procedimento de aborto legal. “Começamos a pensar na agenda para março e, inicialmente, fechamos pela realização de uma live para responder às dúvidas das mulheres, mas pensamos que ainda era pouco. Então, uma integrante sugeriu a ideia do carro, que foi rapidamente aceita e construída. Foi tudo muito espontâneo. O carro sai do ‘circuito’, fura a bolha e atinge mulheres que provavelmente não teriam acesso às atividades virtuais”, explica.

Ao acompanharem o roteiro, as integrantes da Frepla-RS perceberam reações positivas de mulheres e jovens, enquanto ao mesmo tempo, os homens demonstravam estranhamento à iniciativa. Além de divulgar os direitos das mulheres, a mensagem veiculada também coloca à disposição as redes sociais da Frepla (Instagram:@freplars e WhatsApp (51) 99478 9399) para que sejam encaminhadas as dúvidas que serão respondidas em live a ser realizada no dia 31 de março.

Mobilização nacional

Leina Peres, integrante da Rede Nacional Feminista de Saúde – Direitos sexuais e direitos reprodutivose das Frentes Nacional e Regional pela Legalização do Aborto, afirma que o objetivo é levar o carro do óvulo para todo o Rio Grande do Sul e disseminá-lo em outros estados. “A intenção é correr o Brasil. Acho importante dizer que o movimento feminista no país sempre esteve organizado e alerta. Essas estratégias de comunicação direta com as mulheres é uma forma de mostrar que já temos alguns direitos, lutamos para defendê-los e ampliá-los”.

Carro do Óvulo no Centro de Porto Alegre / Reprodução Frepla-RS

Um carro, vários tabus

Em uma sociedade machista e falocêntrica, é raro que temas ligados à sexualidade das mulheres se tornem públicos. O “Carro do Óvulo”, além de trazer a sagacidade do trocadilho e relação com um serviço reconhecido, expõe a reprodução feminina. “Ele foi batizado rapidamente e tem justamente essa diferenciação entre o que é masculino e feminino porque é parecido – e num primeiro momento pode confundir. Tem também o efeito surpresa, pois não se pode falar do corpo da mulher se não for sexualizado. Portanto, chama atenção, causa incômodo e problematização, produzindo pensamentos depois: ‘este carro do óvulo está falando sobre direitos que eu desconheço’. Falar tudo isso, dessa forma, é escancarar o feminismo desde o nome do carro”, complementa a integrante da Frepla-RS.

Outra situação simbólica dos tabus que cercam o tema, ocorreu durante a organização logística. A Frepla-RS estava negociando um carro de som particular que seria custeado por contribuições coletivas. No entanto, ao tomar conhecimento do conteúdo que seria veiculado, o motorista rejeitou o trabalho, justificando que era católico e a iniciativa não valia a pena. “Entendemos que seria complicado, mas ele disse não antes de entender. Não estamos incentivando as mulheres a abortar, estamos falando de acesso à informação e direitos”, comenta a psicóloga. Assim, surgiu a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Sintrajufe-RS), que disponibilizou o veículo e uma motorista.

Com o valor economizado, a Frepla-RS investiu em outras frentes de comunicação visual. Ao longo de março uma banca localizada em uma das principais vias da capital gaúcha, a Avenida Senador Salgado Filho, está divulgando materiais produzidos pelo coletivo. 

Conteúdo da Frepla-RS divulgado em painel virtual em Porto Alegre / Frepla-RS