Dicas de livros & outros mais

Calcinha Larga, um podcast pra ouvir hoje e amanhã também. Imagem: divulgação

A sessão de “Dicas” do Portal Firminas, atualizada semanalmente, traz indicações de séries, livros, filmes, do antigo – sem ser chato – ao lançamento – sem ser banal. Também aceitamos sugestões; basta enviá-las pelo nosso e-mail portalfirminas@gmail.com. Vamos adorar saber o que você anda escolhendo como entretenimento em tempos de pandemia, quando verbo “maratonar” já é algo cotidiano.

Livros

– Lançamento que não é foguete:

O Abrigo de Kulê – Juliana Valentim – Esse é o primeiro romance da jornalista e trata de temas importantes como as questões raciais, a busca pela liberdade e a sororidade. Por meio dos livros e da página no Instagram @palavrasquedancam, a escritora compartilha fragmentos poéticos e textos curtos sobre pautas que permanecem atuais: liberdade de expressão, preconceito e direitos humanos. Outra bandeira que a brasiliense levanta é a importância da sororidade, a solidariedade entre as mulheres que nasce em tempos desafiadores. Em seu perfil, a autora aprofunda as questões e mostra porque virou uma inspiração para jovens e adultos lutarem por mais empatia no mundo.

– Clássico que não é música:

O Mito da Beleza – Naomi Wolf – Nesse livro de 1990, a autora explora os padrões normativos de beleza propagados pela indústria da moda e do entretenimento, que em geral reproduzem o ideal de mulher magra, branca e jovem. Na sua visão, tais padrões são tão violentos e disseminados que acabam destruindo a psiquê feminina, minando-as politicamente e mantendo-as sob controle.

– Antigo que não é velho:

Um teto todo seu – Virginia Woolf – Com base em palestras da autora proferidas nas faculdades de Newham e Girton em 1928, esse livro é um grande ensaio romanceado que traz reflexões sobre a opressão feminina e a influência disso na produção literária de autoras. A tese central de Woolf é simples: uma mulher só é capaz de produzir literatura se for financeiramente independente e tiver, como diz o título, um teto todo seu.

 Filmes

– Acabou de chegar:

Ex Machina – Em um futuro distópico, a inteligência artificial impera, podendo enganar e destruir a humanidade. Em tempos de pandemia, vale a reflexão. O filme é de 2014, mas só chegou agora ao Telecine e ao Globo Play.

– Não viu ainda?:

Tomates Verdes Fritos – Filme de 1991 que tem Kathy Bates no papel de Evelyn Couch, uma dona de casa reprimida, que tem compulsão por doces. Traz na história amizade entre mulheres, as suas frustrações, os casamentos violentos, o enfrentamento ao racismo. Filme para se ver a qualquer tempo.

Séries

– Novidade na telinha:

Little Birds – Série baseada nos contos eróticos da escritora Anaïs Nin está na Starzplay trazendo choque cultural, opressão e liberdade, fuga da realidade e outros temas. Sem esquecer que Anaïs Nin foi uma grande feminista que deixou esses e outros escritos sobre o universo feminino.

– Veio para ficar:

Big Little Lies – Essa série de 2017 mostra a força de um grupo de mulheres, o poder da sororidade e da amizade, quando as quatro personagens se unem para esconder uma “fatalidade”. Tem apenas duas temporadas e passa na HBO. Dizem que os produtores cogitam a terceira temporada, mas não é preciso esperá-la para se envolver com essa trama feminina.

– Antiguinha boa de ver:

Mulher de frente, vestida de vermelho, segura as cortinas abertas frente a uma grande janela
The Good Wife

The Good Wife – Originalmente foi exibida de 2009 a 2016, tem início com uma mulher que é humilhada pelo escândalo sexual que o marido protagoniza, mas dá a volta por cima, firmando-se como uma super advogada.

Podcast

– Ouvir hoje e amanhã também:

Calcinha Larga – Calcinha Larga é um podcast apresentado pela escritora Tati Bernardi, a influenciadora brasiliense Helen Ramos e a roteirista Camila Fremder. As três tratam de assuntos que cercam o dia a dia de mulheres de meia idade, por meio de um papo sempre importante com uma convidada.

– Bom mesmo

Meteora Podcast – Foi tido pelo Portal Mídia Ninja e pelo The Intercept como um dos melhores podcasts de 2019. Os episódios entram a cada 15 dias, trazendo vozes de mulheres de várias gerações e profissões. Apresentado pela jornalista e empresária Cris Guterres e pela publicitária e mestre em comportamento do consumidor Renata Hilário.

– Para se informar

Podcastão – Lela Gomes e Yas Campbell falam das novidades e os dilemas do universo lésbico de um jeito descontraído e bem humorado

Leia também