Museu do Futebol debate proibição da prática esportiva por mulheres na Ditadura

Evento terá a presença de convidadas que enfrentaram a repressão – foto: Pixabay

O Museu do Futebol realiza nesta terça-feira (6), às 17 horas, a primeira mesa do webinário “Proibidas e Insurgentes – Os 80 anos da Lei que vetou mulheres no esporte”, ciclo de palestras que relembra o aniversário do decreto que proibiu brasileiras de disputarem diversos esportes considerados “impróprios” para o corpo feminino, como o futebol. 

Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol realiza o evento gratuitamente no YouTube e Facebook, com emissão de certificado para quem se inscrever previamente.

Mulheres expõem machismo no futebol

Desobediência e resistência

A Mesa #01: “Proibidas” reúne mulheres que viveram os tempos da proibição dentro do contexto da Ditadura Militar. Elas vão relatar como foram suas experiências e a necessidade que tinham de desobedecer para poderem se dedicar ao que amavam: o esporte e o jornalismo. As convidadas são a jornalista Regiane Ritter, a ex-jogadora Dilma Mendes e a ex-atleta Aída dos Santos, que foi a única a mulher na delegação brasileira na Olímpiada de Tóquio em 1964. A mediação é da Prof. Helena Altmann. Haverá também participação especial de Maíra Liguori, diretora de impacto da ONG Think Olga. 

O webinário Proibidas e Insurgentes tem curadoria da jornalista Lu Castro e da pesquisadora Silvana Goellner e apoio do Brazil Chevening Sport Business Alumni, grupo de ex-alunos que cursaram mestrados na área esportiva em universidades do Reino Unido com bolsa Chevening, da ONG Think Olga, do Grupo Mulheres do Brasil – Comitê Esportes e da ONU Mulheres.

Para receber certificado de participação, é necessário se inscrever neste link.

Transmissão:

YouTube

Facebook

Leia mais:

Conheça o coletivo “Toda Poderosa Corintiana”

Tagged: