“Proibidas e Insurgentes” debate inclusão de surf e skate nas Olimpíadas

Foto: Divulgação

O webinário “Proibidas e Insurgentes – Os 80 anos da Lei que vetou mulheres no esporte” termina nesta terça-feira (27), às 17h, com a realização da Mesa #04: Inseridas, que debate a inclusão do surf e do skate nos Jogos Olímpicos e traz reflexões sobre a história das mulheres que nem sempre puderam ocupar as ondas e half-pipes para competir. 

A mesa também discute o rugby 7, modalidade pouco conhecida no Brasil. Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol realiza o evento gratuitamente no YouTube e Facebook, com emissão de certificado para quem se inscrever previamente.

As convidadas são a ex-surfista Tita Tavares, primeira mulher a tirar nota 10 no circuito mundial de surf; a ex-skatista Tat Marques, designer de shapes e conselheira da Confederação Brasileira de Skate; e a atleta da seleção brasileira de rugby 7, Isadora Cerullo. A mediação é da jornalista, apresentadora e surfista Erica Prado. Haverá também participação especial de Mariana Miné, CEO da Confederação Brasileira de Rugby.

Audioguia Mulheres do Futebol

Durante a mesa de encerramento, será lançado o Audioguia Mulheres do Futebol, resultado da campanha de financiamento coletivo Minha Voz faz História, projeto selecionado pelo Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural. Narrado por Leci Brandão, o audioguia traz 100 anos de histórias das mulheres do futebol brasileiro e será disponibilizado para a visitação ao Museu, como uma camada nova de conteúdo, mas também nas plataformas digitais para que as histórias possam ser conhecidas e utilizadas em ações educativas em todo o país.

O webinário Proibidas e Insurgentes tem curadoria da jornalista Lu Castro e da pesquisadora Silvana Goellner e apoio do Brazil Chevening Sport Business Alumni, grupo de ex-alunos que cursaram mestrados na área esportiva em universidades do Reino Unido com bolsa Chevening, da ONG Think Olga, do Grupo Mulheres do Brasil – Comitê Esportes e da ONU Mulheres.

Para receber certificado de participação, é necessário se inscrever neste link: https://bit.ly/3atDZVy

Transmissão:

YouTube – www.youtube.com/museudofutebolspaulo

Facebook – www.facebook.com/museudofutebol

Tagged: , , , , , ,