Espetáculo de dança exibido no Youtube aborda violência contra mulher

Foto: Amiel Abrantes

Com assinatura da artista Ariadna Medeiros e construído a partir de histórias reais de mulheres que foram vítimas de violência e de mulheres ativistas que lutam pela causa feminina, Anônima é um espetáculo de dança que aborda a violência contra a mulher, uma prática que em pleno século XXI ainda está presente na sociedade brasileira de forma muito grave.  

A estreia marcada para o dia 25 de abril, às 18 horas, recorre ao formato online, com acesso gratuito através do Canal Ariadna Medeiros, no Youtube. Depois de assistir ao espetáculo, os espectadores poderão acompanhar um bate papo que propõe uma reflexão sobre os direitos humanos e a equidade de gênero, mas que sobretudo busca sensibilizar a sociedade para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher. O encontro será mediado pela produtora cultural Tatiane Fernandes, com a participação de Ariadna Medeiros, Ariadne Canela e Jaqueline de Almeida.

Delicadeza e profundidade

Construído a partir de um processo de pesquisa que incluiu entrevistas às mulheres vítimas de violência e outras mulheres atuantes em diversas áreas sociais como advogadas, juízas, agentes policiais ou líderes comunitárias, Anônima assume mais do que um retrato sobre vidas suspensas ou destruídas devido às práticas de violência. Para Ariadna Medeiros, que assume a interpretação em solo, o espetáculo narra, de maneira mais ou menos literal, sua própria experiência pessoal que se identifica e se relaciona com tantas outras histórias de mulheres que, infelizmente, foram silenciadas por medo ou até mesmo pela morte. 

“Esta é uma obra que não tem a intenção de instrumentalizar uma causa, mas de assumir o propósito de servir como campo de reflexão e ação em prol de medidas necessárias para mudar a condição das mulheres no Brasil e no Mundo.” revela a artista que recorre às técnicas das danças urbanas, como o Waacking e o Hip Hop para compor uma obra coreográfica que assume também a narrativa poética da dança contemporânea, através do olhar do coreógrafo Anderson Leão que se dedicou a direção artística do espetáculo.

A equipe do espetáculo completa-se com Ariadne Canela, responsável pela gestão de pesquisa, Amiel Abrantes, com o registro fotográfico, Artur Abrantes, que assume a captação e Edição de imagem, Ana Paula Medeiros, na consultoria e desenho de projeto, Sérgio Gurgel, na iluminação, Tatiane Fernandes na produção, Raphael Jhoy como assistente de produção, Flávio Torres como diretor de palco, Anderson Galdino como coordenador de montagem da Casa da Ribeira e Alessandro Saraiva (risada) no apoio e recepção. 

Estreia Online

Planejado para os palcos, mas que em tempos de pandemia precisou ser adaptado para o formato audiovisual, o espetáculo Anônima sera apresentado em sessão única no Youtube no dia 25 de abril, às 18h, tendo acesso gratuito através do Canal Ariadna Medeiros. Segundo Tatiane Fernandes, produtora do espetáculo, logo que seja possível e assumindo todos os protocolos de segurança estabelecidos, o espetáculo vai se realizar presencialmente. O público pode acompanhar o trabalho e toda agenda da artista Ariadna Medeiros através do Instagram em @ariadnamedeiros.oficial

Anônima é um espetáculo realizado através da Lei Aldir Blanc, com patrocínio da Fundação José Augusto, do Governo do Estado do RN, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

SERVIÇO

Anônima – Espetáculo duração 40 minutos

Acesso Gratuito através do Youtube: https://youtube.com/user/TheMrariadna

Estreia em sessão única dia 25 de abril, às 18h.

Tagged: , , ,