Fogo no parquinho: política cítrica, sem açúcar

Como um copo de limonada, porém quente e sem açúcar, assim foi a semana na política brasileira. Se você fez careta só de pensar, essa é a reação mesmo. E se você acha que nem é tão ruim assim, pensa naquele café sem açúcar, amaríssimo, dá no mesmo. As mortes por COVID-19 continuam aumentando, o ritmo da vacina continua diminuindo e o presidente anda por aí tirando foto com placa de CPF cancelado.

Aliás, esse presidente que precisava levar uma onda de cancelamento. Nesse Brasil em que BBB parece campanha política, tamanha a paixão pelos paredões semanais, o futuro do País bem que podia levar a debates tão acalorados quanto quem é ou não é planta no reality show. Quem sabe o BBB não seja a escola para 2022? Será que de tanto votar no BBB, o brasileiro vai aprender a votar? Coisas que só o tempo poderá dizer.

Bolsonaro na cúpula do clima. Foto: print de vídeo

Cúpula do clima

Bolsonaro discursou na Cúpula do Clima nesta semana e prometeu dobrar as verbas para o Ministério do Meio Ambiente, com o intuito de estancar a sangria internacional em torno da imagem do País a respeito do desmatamento da Amazônia. Curiosamente, o presidente dos EUA, Joe Biden e sua vice, Kamala Harris, saíram do local 12 minutos antes do discurso de Bolsonaro. Biden alegou que teve que resolver um assunto urgente.

Definições atualizadas

Biden também não perdeu nada. O discurso de Bolsonaro foi meramente fachada para ficar bem na fita. Um dia depois do presidente brasileiro falar na Cúpula do Clima, o Ministério do Meio Ambiente teve verbas cortadas. Dobrar o orçamento ficou só na retórica. As definições de promessa foram atualizadas.

Governo 5ª série

Durante a semana, a cantora Anitta se manifestou no Twitter pelo Fora Salles, junto a outras celebridades que vêm pedindo a saída do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Em resposta ao tweet da celebridade, Salles a chamou de Telletubie, uma alusão a um programa infantil da década de 1990. Nem precisa dizer que o assunto virou uma discussão gigante na rede social…

Prioridades

…mas também não é nenhuma novidade. Presidentes e Ministros sempre idolatraram o jeito Trump de governar, trocando farpas no Twitter. Aliás, provavelmente por ter passado tanto tempo twittando é que Ricardo Salles pode nem ter percebido que no ano passado o desmatamento bateu o maior recorde dos últimos dez anos.

Bolsonaro no programa Alerta Especial. Foto: print de vídeo

Show de horrores

O presidente Jair Bolsonaro participou do Programa Alerta Especial, do apresentador Sikera Jr., em Manaus. Na conversa teve de tudo: piada homofóbica, piada xenofóbica, piada com conotação sexual, desrespeito ao ex-presidente Lula, comparado com jumento durante o programa. Entre outras falas, Bolsonaro afirma que irá colocar as Forças Armadas nas ruas para garantir “o direito de ir e vir”.

CPF cancelado

Após o programa, Bolsonaro posou para foto com Sikera segurando uma placa de CPF cancelado. A gíria diz respeito a uma gíria de milicianos e grupos de extermínio para indicar mortes. Seus filhos Flávio Bolsonaro e Carlos Eduardo Bolsonaro também tiraram fotos com a placa no ano passado. Não dá para não chamar de familícia.

Agenda em Manaus

Além de participar do programa A Crítica, Bolsonaro também participou de outras agendas oficiais em Manaus, como visitar apoiadores e tirar fotos com faixas Bolsonaro 2022, em clara campanha antecipada. É o que o presidente do País faz usando dinheiro público, conduta vedada ao chefe do Executivo.

LGBTfobia

Em pauta na Alesp, o PL 504/20, que trata de proibir propaganda LGBTI foi tema de uma live do Portal Firminas. A anfitriã, Aline Melo, uma das Firminas, entrevistou a integrante da ABGLT, Symmy Larrat. O vídeo está disponível na fanpage, só clicar nesse link e assistir.

Tagged: , , , , , ,