Coletivo em defesa de direitos e da informação para todos

Coletivo Firminas em Defesa da Liberdade de Imprensa

No momento pandêmico e o crescente autoritarismo em que vivemos no Brasil é importante unir pensamentos, iniciativas e ações para persistir na resistência pela liberdade de imprensa. Uma atitude necessária em conservação da democracia e contra a tirania. Principalmente com os ataques constantes ao trabalho jornalístico, com desrespeito que aumenta no meio de ignorância, mentiras e impunidade.

Acompanhamos muitos profissionais que sofrem ameaças, atentados, humilhações, calados violentamente e assassinados. Também a censura de tiras, postagens, textos, “compras” de veículos e demissões. Vivenciamos uma batalha diária para garantir direitos, continuar a serviço da população e sobreviver no meio de tanta perseguição. Afinal, retratar as circunstâncias brutais, contextualizar injustiças incomoda quem deseja permanecer no poder com arbitrariedade e crueldade.

Apesar da ascensão da opressão, há mídias que atuam com inteligência, autonomia, credibilidade e duram firmes. Inspiradas por esses jornalistas que desafiam, morreram lutando por informação para todos, seguimos o enfrentamento abertamente em coletivo no Firminas. Ainda estamos no começo, mas colocamos ousadia, determinação e coragem por meio de portal ou redes sociais. Uma produção de mulheres, que se encontraram virtualmente como apoio no meio da pandemia, se identificaram com os absurdos governamentais, violências e desigualdade de gênero e assim dispõe um espaço independente para retratar a realidade.

Atuamos com convicção e empenho como voz sem mordaça, somos um grupo com vivências diversas, conectadas para propagar o que é de interesse público com responsabilidade e ética. Temos o feminismo como nossa defesa principal e a liberdade de imprensa. A nossa homenagem aos jornalistas que morreram violentamente e agredidos, também apoio aos que passam por processos e enfrentam censura.

Tagged: