Fala Firmina: a quem beneficia o relacionamento “sem compromisso”?

woman leaning on bed
Foto por M. em Unsplash

*texto por Andréa Mesquita

Em um grupo de rede social, uma moça contou que estava há cerca de seis meses saindo com um cara que desde o primeiro minuto afirmou claramente que não queria nada sério e ela estava confusa porque, a despeito do aviso, ele se comportava como namorado: dormia de conchinha, conversava por horas sem precisar necessariamente rolar sexo, respondia mensagens no whatsapp, não sumia sem dar notícias, colocava o lixo para fora quando estava na casa dela, enfim, tinha um comportamento minimamente educado, independentemente do relacionamento ser casual, que se transformou para ela em sinais de uma mudança de ideia. 

Analisando bem a postagem ficou claro que para o rapaz a situação era o melhor dos mundos: tinha casa à disposição para o sexo, sem precisar gastar com motel; pelo que a moça contou não colaborava em nada com as despesas; ela estava disponível sempre que ele queria, ou seja, todos os bônus do namoro, sem o ônus do compromisso. Aliás, o cara até dizia a ela para sair com outras pessoas, deixando claro, para qualquer bom entendedor, que ela não era a única. E ainda assim, com tudo isso, a moça estava confusa.

Sem compromisso?

A postagem foi apagada, mas até cerca de meia-noite, último momento em que recebi notificação de curtida em um comentário que fiz, cerca de 600 pessoas tinham escrito e, em sua esmagadora maioria, eram mulheres relatando a mesma situação, cujo final não destoou em nenhum dos relatos que li – depois de um tempo o cara simplesmente ou sumia ou aparecia com outra mulher e, se questionado, vinha com a inevitável resposta: “deixei muito claro que nós não tínhamos nenhum compromisso”

Quantas de nós já não estivemos em uma situação assim? O cara avisa que não quer “nada sério”, mas está ali, marcando presença. Tem o comportamento de um namorado, chega até mesmo a ir em reuniões familiares e de amigos, mas sempre avisando que o relacionamento não pressupõe nenhum compromisso. Mas experimente agir com o homem da mesma maneira. 

Experimente um dia dizer a ele para não vir que vai sair com as amigas. Deixe claro a ele que existe(m) outro(s) também no seu radar e que ele não é exclusivo, e veja a transformação acontecer quase instantaneamente. O relacionamento sem compromisso passa então a não ser mais o sonho dele, que ou some de vez ou, para continuar delimitando território, começa a agir como se fosse assumir o namoro – e com isso prolonga uma situação confortável para ele. 

Mulheres são julgadas

Não conheço nenhum caso em que o homem aceite esse tipo de situação. Perdi a conta de quantas mulheres se dispuseram a ficar em relações assim, até mesmo por anos, na vã esperança de que um dia o cara mudasse de ideia e finalmente trocasse o status de relacionamento em redes sociais para “namorando”.  E quem está me lendo pode dizer “ain, mas ela entra nessa situação porque quer, é só sair”. 

Como se a sociedade colocasse na mesma balança homens e mulheres quando se trata de estado civil. Como se mulheres que têm relacionamentos afetivos/sexuais casuais não fossem julgadas por isso. Como se homens se sujeitassem alegremente à ideia de que a mulher com quem estão saindo pode estar naquele momento com outro cara na cama. E por favor, não venha ninguém aqui me dizer “mas nem todo homem”. Não estamos falando de todos os homens ou mulheres, não passem essa vergonha. 

Uma coisa que aprendi dessas situações e que falo a todas as mulheres que ficam na dúvida quando se encontram nela: quando o homem diz que não quer compromisso, ele realmente não quer – COM VOCÊ. Porque se amanhã aparecer uma outra por quem ele se apaixone vai mudar o status nas redes sociais no mesmo dia, vai levar para a família conhecer, vai andar de mãos dadas em locais públicos, vai fazer questão de apresentar aos amigos. E você, que ficou meses à disposição, que ouviu suas queixas, que foi amiga, que sempre esteve disposta ao sexo quando ele quis, não vai poder falar nada e, se falar, vai ouvir “mas eu avisei que não tínhamos um relacionamento”. 

Por isso, se posso dar um conselho para você que está em busca de uma relação sólida, é o seguinte: quando conhecer um cara e a conversa for essa, FUJA. Ele não vai mudar e pode até mesmo atrapalhar sua chance de conhecer alguém que esteja na sua sintonia. #ameseacimadetudo