Lutar pela diversidade em defesa da vida

Fotos Canva.com
É preciso destruir a LGBTFobia, apoiar e conscientizar sobre a pluralidade e a diversidade. Uma defesa urgente pela vida, que começa com esclarecimentos, amorosidade, menos julgamentos e mais generosidade.

O mês de junho marca globalmente o orgulho LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais e todas as demais existências). É uma data para celebrar a batalha pela diversidade, liberdade, respeito e amor. Uma resistência necessária e permanente, pois ainda existem perseguições, ações violentas, crueldades e assassinatos por preconceito. A dor, infelizmente, começa em muitas famílias que continuam agindo com ignorância, intolerância, piadas e falta de acolhimento. O resultado são pessoas rejeitadas, marginalizadas e mortas.

É preciso destruir a LGBTFobia, apoiar e conscientizar sobre a pluralidade. Uma defesa urgente pela vida, que começa com esclarecimentos, amorosidade, menos julgamentos e mais generosidade. Nesse enfrentamento diário, há atitudes possíveis e práticas como: explicar com paciência para quem não reconhece a igualdade de direitos, desconstruir pensamentos opressores, se posicionar diante da injustiça ou escárnio institucionalizado. Sobretudo proteger, reagir e não permitir que brincadeiras, constrangimentos ou agressões sejam ampliados. Ter solidariedade e lutar por mais direitos.

Recordar 28 de junho de 1969, a revolta de Stonewall, é a memória da brutalidade combatida, como uma manifestação e união extremamente importante. Um movimento representativo que cresceu nos anos seguintes com as marchas – a partir dos anos 1970 – e atualmente as paradas do orgulho LGBTQIA+  pelo mundo.  Cada vez mais, devemos ter atenção à preservação dos direitos conquistados, contribuir e garantir que a vida seja respeitada.

Leia também: No mês do orgulho LGBTQIA+, a solidariedade pede passagem e

Mapa LGBTI + identifica e ajuda a combater estabelecimentos LGBTIfóbicos