Por um jornalismo feminista e independente: apoie essa causa

Imagem: depositphotos

Portal Firminas lança financiamento coletivo para manter a produção de matérias que vão falar com, sobre e para mulheres

O portal Firminas nasceu de um desejo compartilhado por um grupo de mulheres, jornalistas, feministas: produzir notícias com uma abordagem feminista, que analisa o impacto dos acontecimentos na vida das mulheres, que fala sobre, com e para mulheres, priorizando fontes femininas em todos os textos.

De maneira totalmente coletiva, colaborativa e independente, o portal foi lançado em março, mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres, e tem cumprido o seu papel há três meses. O Coletivo Firminas, que faz esse portal acontecer, entende a importância da democratização da comunicação e defende que ela só será possível se os atores sociais tiverem vez e voz. Dar voz às mulheres é a maneira que o coletivo encontra de contribuir com essa bandeira de uma comunicação democrática, independente e inclusiva.

Colaborativa e ainda voluntária, a plataforma é mantida com a dedicação dessas mulheres, que também são mães, irmãs, esposas, namoradas, mas acima de tudo, profissionais, que conciliam suas rotinas domésticas e sua atividade profissional, nessa já conhecida dupla (e muitas vezes tripla) jornada de trabalho, com a criação de conteúdo feminista.

Para que possamos manter essa produção, ampliá-la, torná-la uma resistência cada vez mais plural, diversa, e ainda assim, independente – mas não imparcial, somos declaradamente contra o patriarcado – lançamos um financiamento coletivo. Um auxílio que vai proporcionar a sobrevivência do nosso serviço e a continuidade desse sonho que foi sonhado em conjunto.

Convidamos a todos as leitoras e leitores a nos acompanhar nessa missão, a de produzir informações com linha editorial feminista, a abordar temas que são importantes para as nossas vidas, e a construir uma mídia mais diversa, crítica e plural.

Além de ter apoiar o jornalismo independente e feminista realizado pelo Portal Firminas, os apoiadores terão acesso a diversas recompensas que poderão ser recebidas periodicamente. Os apoios cabem em todos os bolsos e podem ser conferidos no link: https://apoia.se/firminas

O que é o Portal Firminas?

O nome do Portal Firminas é inspirado na história da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, que tem o rosto oficial apagado até esse momento, mas que tem uma biografia fundamental como ícone de resistência. Uma mulher que teve voz ativa, foi vanguarda no Brasil e lutou no seu tempo com as armas que tinha: a educação e a literatura. Era professora e colaborou em jornais, além de ter escrito poesias e romances. Maria Firmina dos Reis é a primeira romancista negra do Brasil.

A silhueta utilizada na nossa comunicação visual, simbolicamente, faz referência não apenas a ela, mas às muitas mulheres do passado que o coletivo quer descobrir e trazer ao público, como também remete a tantas mulheres da atualidade que é necessário apresentar.

A referência de Maria Firmina dos Reis mais próxima da real que se tem notícia é de um busto, no Estado de Maranhão. No logo de Firminas, no entanto, buscamos um perfil que não diz respeito a essa ou aquela pessoa, mas ao conjunto de mulheres que se unem em prol de sair da invisibilidade e para dar o seu recado para o mundo. Maria Firmina dos Reis se personifica nessa pessoa, que somos todes nós, negras, brancas, indígenas, órfãs, mães de família, profissionais, mulheres dos mais variados perfis que estão escrevendo sua história nas páginas da vida. 

Somos Firminas sim, seja qual for a nossa silhueta. Esse é o nosso manifesto. 

Para apoiar, entre no APOIA-SE/Firminas

Leia também: Um Portal pra lá de auspicioso

Mulheres estão mais exigentes ao buscar fontes de informação

Quem soma