Fogo no parquinho: política ao molho de gengibre

Gengibre é bom com tudo. É possível tomar água aromatizada de gengibre, chá de gengibre, comer arroz refogado com gengibre, gengibre dourado com macarrão, carne marinada no gengibre e por aí vai. A imaginação rola solta com esse ingrediente mágico. Assim como o céu é o limite também na política brasileira. Teve de tudo essa semana, inclusive gente presa por falso testemunho na CPI da COVID.

O senador Omar Aziz (PSD-AM) já tinha frisado em outras ocasiões que o testemunho falso poderia levar à prisão de algum dos depoentes durante a CPI, mas foi o ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, que torrou a paciência do presidente da Comissão com suas contradições e acabou detido em seu depoimento. Dias é acusado de ter pedido propina durante negociação de vacinas. Após cinco horas detido na quarta-feira (7), pagou fiança e foi liberado.

Maioria é mulher

Pela primeira vez em uma pesquisa da Datafolha, o número de pessoas que concorda com o impeachment do presidente Jair Bolsonaro é de mais da metade dos entrevistados. Para 54% dos brasileiros, Bolsonaro deveria sofrer impeachment. Quando se fala de rejeição, o maior percentual é entre mulheres jovens com ensino superior. Na avaliação de 56% das mulheres entre 16 e 24 anos, a gestão como ruim ou péssima. Entre as mulheres que cursaram o ensino superior, 58% considera o governo ruim ou péssimo.

Qualquer tentativa de intimidação ao jornalismo é repudiada por essa coluna. Foto: Freepik

Tentativa de intimidação

Após divulgação de podcasts nos quais a colunista do UOL, Juliana Dal Piva, detalha suposto esquema de corrupção de Jair Bolsonaro com assessores na Câmara dos Deputados enquanto atuava naquela Casa Legislativa, o advogado Frederick Wassef resolveu sair em defesa do chefe.

Tentativa de intimidação II

Em mensagem intimidatória, Wassef insinua que Juliana seja comunista e manda que se mude para a China para fazer lá o que ela faz aqui no trabalho. “Lá na China você desapareceria e não iriam nem encontrar o seu corpo”, diz a mensagem. Várias entidades se posicionaram em solidariedade a Juliana, inclusive a Comissão de Mulheres da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ).

Cepa América

Foi impossível não notar nas redes sociais o alívio de muitos brasileiros ao ver a seleção perder o título da Copa América para a Argentina. Nem mesmo a rivalidade conhecida no futebol entre brasileiros e argentinos superou o alívio de não ter que ver Bolsonaro segurando a taça vitorioso. Ironicamente, a insistência em fazer a Copa América no Brasil mesmo em meio a uma pandemia rendeu ao país uma derrota em casa, para seu rival mais conhecido.

Lesbofobia

Na última semana, o Brasil presenciou mais um episódio lamentável de lesbofobia na política brasileira. Na cidade de Niterói, o vereador Eduardo Gomes (PSOL-RJ), proferiu palavras preconceituosas contra a vereadora Verônica Lima (PT-RJ), assumidamente lésbica, dizendo: “você quer ser homem? Vou te tratar como homem!”, durante discussão na Câmara da cidade. A vereadora registrou Boletim de Ocorrência pelas agressões sofridas durante o ocorrido.

Verônica Lima e o BO. Foto: Evelyn Lee

Lesbofobia II

Militantes da causa LGBTQIA+ se manifestaram em solidariedade a Verônica Lima. Nomes como Jean Willys (PT-RJ), ex-deputado federal; a vereadora trans Benny Briolly (PSOL-RJ), também da Câmara de Niterói; bem como a vereadora Juliana Cardoso (PT-SP), que está processando o vereador Rinaldi Digillio (PSL-SP) por ataques machistas; estão entre os que se posicionaram.

Lesbofobia III

O diretório do PSOL de Niterói (RJ) emitiu nota na qual afirma não concordar com a atitude do vereador e lembrou que “é papel de nossa representação nos parlamentos denunciar essas mazelas e propor políticas públicas para superá-las, como historicamente fazemos”. Vale lembrar que o PSOL é o partido que forjou lideranças como Marielle Franco, também no Rio de Janeiro, mulher, lésbica e uma lutadora dos direitos LGBTQIA+.

Constituinte do Chile

Elisa Loncón é a mulher eleita para ser presidente da Constituinte do Chile. Com duas pós-graduações e dois pós-doutorados, Elisa é representante da etnia mapuche e está fazendo história ao presidir a primeira constituinte paritária entre homens e mulheres no mundo.

Repasse prorrogado

O STF prorrogou por 25 dias o prazo para repasse de R$ 3,5 bilhões para garantir internet a professores e alunos de escolas públicas durante a pandemia. De acordo com a UNICEF, cerca de 4 milhões de estudantes vivem atualmente em residências sem acesso à internet e as verbas seriam para garantir o acesso a pacotes de dados para assistir a aulas online.

Repasse prorrogado II

Um projeto de lei sobre o assunto tramitou desde o ano passado no Congresso, tendo sido aprovado em junho. Porém, o presidente Jair Bolsonaro vetou a verba, mas o Congresso derrubou o veto. O governo federal, então, recorreu ao STF para suspender a lei. É o grau de prioridade à educação que existe atualmente no País.