Filosofia: Silvia Federeci faz aula aberta sobre trabalho doméstico

Silvia Federici é estudiosa do trabalho doméstico e uma das mais influentes pensadoras feministas contemporâneas

A Themis e a Fenatrad convidam para uma aula aberta com a filósofa Silvia Federici, estudiosa do trabalho doméstico e uma das mais influentes pensadoras feministas contemporâneas.

Nascida na Itália, Federici se estabeleceu nos Estados Unidos, onde ajudou a fundar o movimento “salários para o trabalho doméstico”, no início dos anos 1970. É professora emérita da Universidade de Hofstra, em Nova York, e autora de “O Ponto Zero da Revolução – Trabalho Doméstico, Reprodução e Luta Feminista”, “O Calibã e a Bruxa” e “O Patriarcado do Salário”.

Trabalho doméstico

Nesta aula aberta, Federici apresentará as bases de seu pensamento e responderá a perguntas das trabalhadoras domésticas e dos participantes. O encontro será realizado no dia 29 de julho, às 18h. A aula será ministrada em espanhol e terá tradução simultânea para português.

O objetivo é promover um diálogo entre a estudiosa, cujo pensamento tem contribuído para o reconhecimento do trabalho doméstico como a base para a manutenção da vida, e as trabalhadoras, que enfrentam um contexto de precarização agravado pela pandemia de Covid-19.

“É um momento importante para esse diálogo. Estamos comemorando o mês das pretas e nada melhor do que amplificar a voz de uma categoria formada majoritariamente por mulheres negras e, por isso mesmo, discriminada no exercício de seus direitos. Além disso, é uma forma de promover um encontro de saberes: o acadêmico, em sua melhor expressão, e o ativista, em sua maior potência”, afirma a diretora executiva da Themis, Márcia Soares.

A atividade é parte da campanha #EssenciaisSãoNossosDireitos, da Themis e da Fenatrad, em parceria com a Care e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e apoio da Global Fund for Women, para promover a conscientização sobre os direitos e a valorização das trabalhadoras domésticas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link

(Com assessoria de imprensa)