Descobertas para escutar, assistir e sentir a representatividade lésbica

No mês da visibilidade lésbica há conteúdos realizados por mulheres com variedade de ideias, revelações, protagonismo, questionamentos e abordagem verdadeira.

Imagem: Pìxabay

No Brasil e no exterior, entretenimentos originais, que defendem a identidade, ajudam a fortalecer a representatividade, com informação, afetos e cultura do respeito.

Podcast “Cadê Minhas Lésbicas”?

Apresentado por três mulheres lésbicas Emanuele Spies, Luísa Verza e Roberta Arcoverde o Podcast “Cadê Minhas Lésbicas” está no ar desde julho de 2019. Um papo descontraído com produção constante já tem quatro temporadas, mais de 32 episódios e trazem histórias, informações, indicações,   

Podcast Lésbica & Ansiosa

Com mais de um ano e oito fita, “Lésbica & Ansiosa” é da escritora Elayne Baeta, soteropolitana, 24 anos, autora do romance “O amor não é óbvio”.  Ela apresenta um conteúdo em que revela um pouco sobre si e dedicado para garotas que gostam de garotas. Gravado dentro de um armário, expõe questionamentos, ansiedades, descobertos e sem roteiro.

Entre os episódios curtos e reveladores há “Mulher com mulher vira jacaré” e um que conta sobre o seu livro, como foi de leitora que buscava uma narrativa que falasse do amor entre mulheres e realizou o sonho de escrever. Como conquistou o lugar e também faz referências do que “O amor não é óbvio” representa, propósitos dos personagens, a coragem, orgulho e respeito. Sobre se conhecer, afetos e ir adiante. Disponível na plataforma spotify.

Romance leve e realista em SEPTO

SEPTO é uma série LGBTQIA+ nordestina, produzida em Natal/RN , com premiação nacional e internacional, disponível gratuitamente no canal Brasileiríssimo, via YouTube.

Idealizada em 2016, por Alice carvalho – que é protagonista (Jéssica  Borges) juntamente com Priscilla Vilela (Lua) . Apresenta um romance leve que começa por meio de um encontro acidental entre duas mulheres, com personalidades fortes, conquista e conflitos de relacionamentos.  

Os episódios têm curta duração, fácil para maratonar.  Há emoção, descobertas, tensão e aconchego familiar, como também crescimentos e fortalecimentos de relações.

Em três temporadas conquistou prêmios de “Melhor Websérie” no Buenos Aires Webfest 2017, “Melhor Elenco de Drama”  “Trilha Sonora” “Voto do Público” no Rio Webfest 2017,  “Melhor Direção” SP Webfest  “Destaque Audiovisual” no Troféu Cultura RN. Ainda indicada aos prêmios no Asia Web Awards 2017 e no Seoul Webfest 2017. Em 2018 representou o Brasil em festivais na Alemana e nos Estados Unidos. Em 2020, Alice Carvalho, também ganhou como melhor atriz no Changing Face International Film Festival.

Para assistir : https://www.youtube.com/channel/UCDm7dT0RAKZb40ZZ9xJRQSQ

She-ra e as princesas do poder nova versão empoderadora

Imagem de divulgação do seriado

A saga da heroína Adora, a capitã de um regime opressor, que muda quando depois de se descobrir She-ra e vai para a rebelião lutar pela liberdade da população, tem mudanças emblemáticas.

A nova versão do desenho animado, bastante veiculado nos anos 80 e 90, na TV Brasileira, traz narrativa atualizada e representativa. A começar pela criadora Noelle Sevenson, cartunista norte-americana, que é lésbica. Há transformação visual e linguagem, embora mantenha a estrutura de enredo sobre magia, lutas e o embate de bem versus o mal.

O maior destaque de “She-ra e as princesas do poder” é a quebra de tabus. Os personagens LGBTQIA+ são apresentados com naturalidade durante a trama de aventura, amizade, reviravoltas e duas mulheres que se amam. Em exibição no Netflix.  

Leia também: Dia das Namoradas: o amor entre mulheres é real e precisa ser visível