Mulheres que inspiram: Anita Garibaldi

Há 200 anos, em 30 de agosto de 1921, nascia Anita Garibaldi, em Laguna, Santa Catarina.

Retrato de Anita Garibaldi (Leemage/Universal) e seu Mausoléu, em Roma

Conhecida como “heroína de dois mundos”, a brasileira de Laguna (SC), Anita Garibaldi, participou de batalhas no continente americano e europeu.

Guerreira revolucionária, Anita foi uma mulher à frente do seu tempo. Aos 18 anos, Anita deixou o marido para viver com o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, chocando a sociedade da época.

Destacou-se em todos os movimentos dos quais participou, sempre defendendo a liberdade. Corajosa, Anita participou da luta de Garibaldi conduzindo colunas em marcha, organizando hospital para cuidar dos feridos e combatendo também nas batalhas em três diferentes países.

No Brasil, aderiu à Revolução Farroupilha; no Uruguai, lutou contra exércitos invasores estrangeiros; e na Itália, dedicou-se à unificação do país.

Anita morreu em Ravena, Itália, em 4 de agosto de 1849, pouco antes de completar 28 anos, vitimada por uma febre tifoide, grávida do quinto filho.

Em 1932, seu corpo foi finalmente sepultado no monumento construído em sua homenagem em Roma.

Em 2012 seu nome foi escrito no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

Leia também: Mulheres que Inspiram: Maria da Penha