Mulheres que inspiram: Zuzu Angel

Estilista, pioneira do movimento brasilidade. Fez sucesso no Brasil e no exterior. Em Nova York, fez um desfile histórico denunciando a ditadura para o mundo.

Feminista, pioneira do movimento brasilidade na moda, onde usava materiais e inspiração brasileiras em sua criação. Aclamada na alta costura do Brasil e Estados Unidos.

Mãe de Stuart Edgar Angel Jones, jovem economista que foi barbaramente torturado até a morte pelo Centro de Informações da Aeronáutica (CISA), em 1971. Também é filha de Zuzu a jornalista Hildegard Angel, que além de seu trabalho jornalístico, leva o legado de sua mãe através do Instituto Zuzu Angel.

Zuzu Angel fez um desfile protesto que entrou para a história do Brasil. A coleção trazia estampas de artigos bélicos, manchas de sangue, pássaros engaiolados. O anjo que Zuzu usava em suas coleções, nesse desfile aparecia ferido e amordaçado, representando seu filho.

O desfile aconteceu no consulado do Brasil em Nova York, já que uma lei da ditadura proibia brasileiros de falar sobre a situação do país. Como o consulado é um território brasileiro, essas leis não se aplicaram a ela.
A imprensa internacional ecoou o Desfile Protesto. Em Hollywood Joan Crawford, Liza Minelli, Kim Novak, entre outros se envolveram nessa causa

Certa vez, num voo voltando para o Brasil, Zuzu usou o microfone do avião para dar as boas-vindas aos passageiros que vinha dos Estados Unidos, avisando que aquele eles estavam aterrissando num país onde pessoas eram torturadas, assassinadas e desaparecidas.

Em 1976, Zuzu Angel foi assassinada pela ditadura, através de um “acidente de carro” forjado.

Dias antes do acidente, ela visitou o amigo Chico Buarque de Holanda, pedindo para que ele publicasse um documento caso lhe acontecesse uma fatalidade. “Se eu aparecer morta, por acidente ou outro meio, terá sido obra dos assassinos do meu amado filho”.

Em 1998, a Comissão Especial dos Desaparecidos Políticos julgou o caso Zuzu Angel sob número de processo 237/96 e reconheceu que, “por ter participado, ou por ter sido acusada de participação, em atividades políticas, tenha falecido por causas não-naturais, em dependências policiais ou assemelhadas”. Conforme depoimentos, Zuzu Angel foi jogada para fora da pista por um carro pilotado por agentes da repressão. Hoje, o túnel é chamado Zuzu Angel.

O filme, Zuzu Angel, retrata a luta da estilista, que é interpretada por Patrícia Pillar, o cineasta é o Sérgio Rezende. É possível assistir ao filme pelo YouTube.


Tagged: , ,