Agenda de outubro: 5 eventos que fortalecem o feminismo

Lista de encontros nacionais e internacionais sobre feminismo em outubro, para acompanhar virtualmente, gratuitamente e colaborativamente

A agenda de outubro traz experiências inclusivas online para acompanhar nas mais variadas plataformas, com muitas abordagens diversificadas: história, esporte, violência e interseccionalidade estão no nosso  caldeirão de sugestões para este mês. Há desde debate no meio acadêmico, palestras até mulheres que valorizam outras por meio da leitura compartilhada. 

 Aula aberta online “América Latina: território, feminismo e colonização” 

Na segunda-feira, 4 de outubro, a Escola “As Pensadoras” recebe a Profª. Drª. Angela Lúcia Silva Figueiredo (UFBA) e a Profª. Drª. Eli Bartra (UNAM) na aula inaugural das Pensadoras Latinoamericanas. A aula é sobre “América Latina: território, feminismo e colonização” e tem a mediação da Professora Viviane Bagiotto Botton, com transmissão pelo YouTube, às 18h30.

04/10/2021 – 18h30 – “América Latina: território, feminismo e colonização”

Para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=y6oPDYRxhno 

Leia Mulheres Guaíba – O olho mais azul deToni Morrison

Inspiradas no projeto da escritora Joanna Walsh (#readwomen2014 – #leiamulheres2014), o #LeiaMulheresGuaíba é um clube de leitura focado em obras escritas por mulheres. O grupo tem como objetivo fomentar a presença da mulher na literatura por meio da leitura e discussão de obras de autoria feminina. Em atividade desde setembro de 2018, tem grupo no Facebook aberto para o público,  coordenado e mediado por: Maurem Kayna, Débora Jardim e Aline Zimmer. 

A obra escolhida desse mês é o “Olho mais azul”, de Toni Morrison, vencedora do Prêmio Pulitzer e do Nobel de Literatura. Com debate, na noite de 6 de outubro, às 18h30, do primeiro romance da autora afro-americana, lançado em 1970.   

06/10/2021 – 18h30 – #LeiaMulheresGuaíba “O Olho mais Azul”

Confirme presença neste link

História, Mulher, Gênero e Esportes: um olhar feminista dessa relação 

Quebra de barreiras, preconceitos e a história de luta e de diversas formas de resistência que as mulheres nas mais diferentes modalidades esportivas ocupam é o tema deste encontro. Muito além do olhar feminista, com debate sobre a nterseccionalidade-Mulher-Gênero-Esporte, para ampliar a forma de perceber a presença da mulher no ambiente esportivo faz parte da programação do evento, com temáticas na Pesquisa Histórica e no Feminismo Negro. Os encontros “História, Mulher, Gênero e Esporte” são às quartas-feiras de manhã (8h às 12h).

Programação:

06/10/2021 – As Mulheres na Pesquisa Historiográfica (Professora Nivalda Coelho – UESB & Professor Luiz H.Santos Blume – UESC) 

20/10/2021 – As mulheres a Capoeira: história, desafios, luta e resistência (Mestra Janja – UFBA)

03/11/2021 – Futebol das Mulheres no Brasil: análises e expectativas para Profissionalização da Modalidade (Professora Cláudia Samuel Kessler – UFRGS e Professora Mariane da Silva Pisani – UFT) 

17/11/2021 – As Mulheres nas Lutas: histórias, desafios e contemporaneidades (Professora Gabriela Conceição de Souza – IFRJ) 

06/10/2021, 20/10/2021, 03/11/2021, 17/11/2021 – 8h às 12h – “História, Mulher, Gênero e Esporte” 

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdBEIJvUahNT_NjYCOIxZEkJk6mtCKfh8ANuFe3TXezlxabqA/viewform

Ciclo Internacional de Conferências Mulheres sem Fronteiras – Movimentos de Mulheres nos séculos XX e XXI – 110.º aniversário do Voto de Carolina Beatriz Ângelo – 5.º aniversário da Associação Mulheres sem Fronteiras

Em 28 de Maio de 1911, a médica feminista Carolina Beatriz Ângelo exerceu o seu direito de voto no primeiro ato eleitoral da República para a Assembleia Constituinte em Portugal. Para assinalar o 110º aniversário deste marco histórico do feminismo lusitano, a Associação Mulheres sem Fronteiras, no seu quinto aniversário, realiza o Ciclo Internacional de Conferências, com a temática: Movimentos de Mulheres nos séculos XX e XXI.

Encontros de reflexão e debates sobre as memórias e legados, rupturas e permanências, dilemas e desafios dos movimentos feministas em Portugal e no Mundo. A conferência de encerramento, em 11 de outubro, às 18h30 (Portugal) e 14h30 (Brasília) será sobre “A pluralidade das novas correntes feministas”.

11/10/2021 – Ciclo Internacional de Conferências – 18h30 (Portugal) e 14h30 (Brasília)  

Inscrições gratuitas: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSNhGKaZl8mSScbAqwEy7zDLqabLf7PQvMevn4HYmdSLXROQ/viewform

II Seminário Efeitos de Gênero: “Dos corpos violentados às afetividades ativas”

O II Seminário Efeitos de Gênero (SEGE): “Dos corpos violentados às afetividades ativas”, vai ser nos dias 21 e 22 de outubro de 2021, virtualmente. Tem conteúdo diverso, na programação há 14 Simpósios Temáticos (STs), com atividades transmitidas pelo Canal do YouTube Gpeg Unimontes e outras via Zoom. É realizado pelo GT regional da ANPUH (Associação Nacional de História), Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com outras instituições de ensino e movimentos sociais.

O II SEGE deseja abrir possibilidades de construção de horizontes outros por meio de diálogos e dos afetos. “Almejamos que os feminismos, em sua pluralidade potente, nos inspire nas elaborações coletivas, alegres, respeitosas e justas. Como nos ensina Sara Ahmed (2018): 

Feminismo: una historia de lenguas obstinadas.

Feminismo: cómo nos levantamos unas a otras.

Feminismo: o dinamismo de criar conecção.

Feminismo: como recogemos los pedazos.

Feminismo: proceso de devenir otra cosa.”

1º dia (21/10/2021)

8h – Roda de conversa – Gênero na educação básica

10h – Conferência de abertura

14h às 18h – Sessões de comunicações

19h – Intervenção Cultural

19h30 – Mesa Redonda 1: “15 anos de Lei Maria da Penha. Avanços e retrocessos nas politicas de enfrentamento a violência contra as mulheres

2º dia (22/10/2021) 

8h – Roda de conversa – Saúde e políticas de gênero e cor: por uma ética da não-violência

10h – Mesa Redonda 2: Gênero e sexualidade no ensino de História: diálogos (in)formativos, desafios, possibilidades e vivências

14h às 18h – Sessões de comunicações

19h – Intervenção Cultural/Lançamento de livros

19h30 – Mesa Redonda de fechamento: Ativismos e afetividade

Simpósios Temáticos (STs)

ST 1 – BRANQUITUDE E COLONIALIDADES – Coordenadorxs: Luana Balieiro Cosme (UFSC); Maria Adaiza Lima Gomes (UFSC)

ST 2 : EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS – Coordenadorxs: Rafael Baioni do Nascimento (Unimontes); Mônica Maria Teixeira Amorim (Unimontes)

ST 3 – FEMINICÍDIO, INTERSECCIONANDO RAÇA E CLASSE PARA ALÉM DE GÊNERO – Coordenadoras: Elaine Ferreira do Nascimento (UFPI); Brenna Galtierrez Fortes Pessoa (UFPI)

ST 4: GÊNERO, HISTÓRIA DAS MULHERES, “MUNDOS” DO TRABALHO E DIREITOS HUMANOS – Coordenadorxs: Kátia Franciele Corrêa Borges (GPEG/Unimontes); Filomena Luciene Cordeiro Reis (Unimontes/FUNORTE)

ST 5: HISTÓRIA E ASSISTÊNCIA: INTERSECÇÕES ENTRE GÊNERO, POLÍTICAS MATERNO-INFANTIS E ASSISTÊNCIA SOCIAL – Coordenadoras: Marina da Silva Schneider (UDESC); Taiana de Oliveira (UNESC)

ST 6 – CORPOS EM COMPOSIÇÃO: NOVAS MODALIDADES DE REVIDE GLOBAIS ÀS INVESTIDAS CONSERVADORAS – Coordenadorxs: Daliana Cristina de Lima Antonio (Unimontes) e Paul Jardim Martins Afonso (UFSC)

ST 7 – DEMOCRACIA, GÊNERO E CIBERVIOLÊNCIA – Coordenadorxs: Kristianne Veloso (Unimontes) e Mariana Nascimento Maia (Unimontes)

ST 8 – CORPOS, LINGUAGEM E DEVASTAÇÃO: ARREBATAMENTO, SEXUALIDADE, PODER E FEMININO EM LACAN, FOUCAULT E DELEUZE/GUATTARRI – Coordenadorxs: Ildenilson Meireles (Unimntes) e Samuel Rocha (Rede de Atenção Básica em Saúde Mental)

ST 9 – A PRETA E A ENCRUZILHADA: FEMINISMO NEGRO E INTERSECCIONALIDADE – Coordenadorxs:  Fabiana Leite e Larissa Ramos dos Santos (Unimontes)

ST 10 – ESTADO, DIREITO E DIVERSIDADE: RESISTÊNCIAS FEMINISTAS E QUEER NA LUTA POR DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS – Coordenadorxs: Simone Rosiane Corrêa Araújo (UNIMONTES); Marcelo Brito (UNIMONTES).

ST 11 – HISTÓRIA ORAL, GÊNERO E SEXUALIDADE – Coordenadorxs: Marcela Boni Evangelista (FEUSP); Marta Gouveia de Oliveira Rovai (Unifal).

ST 12 – QUESTÕES DE GÊNERO E INTERSECCIONALIDADE NA AMÉRICA LATINA – Coordenadorxs: Júlia Glaciela da Silva Oliveira (IFPR-UFPR); Romilda Costa Motta (USP-UFABC).

ST 13 – GÊNERO NA CIÊNCIA: DE OBJETO DE ESTUDO À EPISTEMOLOGIAS DISSIDENTES – Coordenadora: Iraci Oliveira Rodrigues (USP).

ST 14 – “ARREDA HOMEM QUE AÍ VEM MULHER…”: TRANSGRESSÃO E AFETIVIDADE À LUZ DE POMBAGIRA – Coordenadorxs: Maria Luiza Lopes Oliveira (Unimontes); Elton Dias Xavier (Unimontes).

Colaboração financeira

Há inscrições gratuitas para pessoas desempregadas ou dificuldades financeiras, mas com opções a partir de cinco reais e no valor máximo até dez reais. de acordo com os organizadores. O valor arrecadado com as inscrições tem o objetivo de custear o próprio evento e o valor excedente será doado para instituição que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade.