Mulheres que inspiram: Antonieta de Barros, deputada que criou o Dia do Professor

Professora e jornalista, a deputada catarinense apresentou em 1948 o primeiro projeto de lei que celebra o Dia do Professor em âmbito estadual

Fonte: Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina

Antonieta de Barros foi autora do primeiro projeto de lei que criou o Dia do Professor, 15 anos antes de a data ser reconhecida nacionalmente. Também foi pioneira em seu Estado ao ser a primeira mulher e negra a ser eleita deputada, em 1934.

A propositura foi votada em 1948, em Santa Catarina, e instituiu o dia 15 de outubro como o dia de celebrar quem, nas palavras da parlamentar, presta inestimável serviço à luz da civilização.

Professora e jornalista, Antonieta nasceu em 11 de julho 1901 na antiga Desterro, hoje Florianópolis, filha da escrava liberta Catarina Waltrich, e pai desconhecido.

Já professora formada, aos 17 anos fundou o curso particular “Antonieta de Barros”, para alfabetizar adultos carentes. Seu profissionalismo reconhecido fez com que lecionasse também para a elite, nos Colégio Coração de Jesus, Dias Velho e Catarinense.

Mulheres que inspiram: Antonieta de Barros, deputada que criou o Dia do Professor
Fonte: Portal Paulinas

Além de professora, virou cronista. Em 23 anos de contribuição à imprensa escreveu mais de mil artigos em oito veículos e criou a revista “Vida Ilhoa”. Escrevia sobre educação, os desmandos políticos e a condição feminina. Dizia que as mulheres não deveriam ser “virgens de ideias”.

O rosto de Antonieta foi estampado em mural na Rua Tenente Silveira, no Centro de Florianópolis.