Quatro atividades para participar em novembro

Na segunda quinzena de novembro há agenda movimentada com apresentações sobre gênero, ancestralidade, arte, representatividade, inclusão social e combate à violência doméstica. Uma seleção com sugestões para quem quiser acompanhar um ou mais eventos para aprender e encontrar inspiração.

Em Divinópolis e Nova Serra, cidades de Minas Gerais, os clubes Leia Mulheres debatem obra de Lélia Gonzales / Crédito: Reprodução Instagram @leliagonzalezvive

 Live

Não vamos sucumbir: pelo fim da violência contra as mulheres!

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo na campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” realiza em 18 de novembro uma live para falar sobre as interseccionalidades de raça, gênero, classe e demais marcadores relacionados ao enfrentamento das violências e resistências diárias das mulheres.

Com transmissão pelas redes sociais, tem abertura com: Ivani Francisco de Oliveira – conselheira vice-presidenta do CRP SP, mediação de Sulamita Jesus de Assunção – Psicóloga e tua com a juventude e em ações feministas negras lésbicas.

Debatedoras: Allana Mattos dos Santos – mãe, estudante de Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC (UFABC) e coordenadora estadual do Movimento de Mulheres Olga Benário.

Keli de Oliveira Rodrigues – trabalha no serviço de atendimento às mulheres em situação de violência, na cidade de São Paulo. Compõe o Coletivo dos Trabalhadores Terceirizados das Políticas Públicas (CTP).

Julia Pereira Bueno – Psicóloga, travesti militante do movimento LGBTQIA+, atua como redutora de danos na Escola Livre de Redução de Danos. Também é poeta.

Slam Das Minas: nasceu em março de 2016, no mês da Mulher, para criar um espaço de voz, acolhimento e poesia a mulheres e pessoas trans.

Não vamos sucumbir: pelo fim da violência contra as mulheres!

18 de novembro

18h30

Transmissão pela página do Facebook https://www.facebook.com/crpsp  e também YouTube

Curso

O Combate à Violência Doméstica antes e Durante a Pandemia

Edilaine Daniel e Meirejane de Souza promovem uma capacitação de acesso á Rede de Proteção à Mulher, por meio do curso “O combate à violência doméstica antes e durante a pandemia”, em 25 de novembro, às 19h30, online e gratuitamente pela plataforma Google Meet.  Na programação do evento: Projetos e programas de combate a violência doméstica implantados em São Paulo, antes e durante a pandemia;  Do círculo de vulnerabilidade ao círculo de violência doméstica; Políticas públicas e as leis de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica ; Monitoramento/ dados sobre violência doméstica antes e durante a pandemia;   Lei 14.022/2020: medidas de enfrentamento à violência doméstica durante a pandemia da covid-19  e Testemunhas oculares da violência

Sobre as palestrantes:

Edilaine Daniel é mestre na área de Ciências Sociais, pela UNIFESP 

Meirejane de Souza é Assistente Social; Especialista em Metodologias Participativas para uma Educação em Direitos Humanos  pela UNIFESP

O combate à violência doméstica antes e durante a pandemia

25 de novembro

Gratuito

19h30

Tem certificado para os participantes e inscrições: https://www.sympla.com.br/o-combate-a-violencia-domestica-antes-e-durante-a-pandemia__1399455

Dança

“Casa de Vidro” + bate-papo sobre o Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher

“Casa de Vidro” é um espetáculo de dança solo inspirada na  artista plástica Louise Bourgeois. Uma apresentação performativa e dramatúrgica: Mãe, Mulher, Morte, Aranha, Feminicídio e Lua, são palavras chave nesta performance.

Com os intérpretes Lili de Grammont e Ed Cortes , “Casa de Vidro” é uma denúncia, uma obra ARTIVISTA, que  deixa explicito que a violência doméstica não se resume em agressões físicas. O que parece ser um diálogo ordinário, naturalizado pelo patriarcado, revela uma relação abusiva, de domínio e poder através da diminuição  da mulher, simplesmente por ser mulher.

“Casa de Vidro” e bate-papo Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher

26 de novembro

Gratuito

20h às 22 horas

Acesso https://www.sympla.com.br/casa-de-vidro–bate-papo-sobre-o-dia-internacional-de-luta-contra-a-violencia-a-mulher__1398248

Literatura

Leia Mulheres (Divinópolis e Nova Serrana): Por um feminismo afro-latino-americano – Lélia Gonzalez

Na noite de 30 de novembro, os clubes Leia Mulheres Divinópolis (MG) e Leia Mulheres Nova Serrana (MG) promovem um encontro para conversar sobre o livro “Por um feminismo afro-latino-americano” da brasileira Lélia Gonzalez(1935-1994) – uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX.

Com organização de Flavia Rios e Márcia Lima, Por um feminismo afro-latino-americano reúne em um panorama amplo da obra desta pensadora tão múltipla quanto engajada. Há textos produzidos durante um período efervescente que compreende quase duas décadas de história ― de 1979 a 1994 ― e que marca os anseios democráticos do Brasil e de outros países da América Latina e do Caribe. Ainda com artigos de Lélia Gonzales que saíram na imprensa, entrevistas antológicas, traduções inéditas e escritos dispersos.  O livro traz ainda uma introdução crítica e cronologia de vida e obra da autora.

Sobre o Leia Mulheres – Movimento nacional que desde 2015 incentiva a luta, cada vez mais compartilhada, para empoderar mulheres escritoras que sobrevivem a um mercado editorial com preponderância de vozes masculinas. No Brasil, foi criado em São Paulo e já abrange mais de 120 cidades. Também há clubes na Suíça, Alemanha e Portugal.

Leia Mulheres (Divinópolis e Nova Serrana): Por um feminismo afro-latino-americano – Lélia Gonzalez

30 de novembro

Gratuito

Das 20h até 22h

Para participar: https://www.sympla.com.br/leia-mulheres-divinopolis-e-nova-serrana-por-um-feminismo-afro-latino-americano—lelia-gonzalez__1401100