Silvia Hunold lança “Palmares & Cucaú: O Aprendizado da Dominação”, um retrato histórico sobre maior quilombo do Brasil


Silvia Hunold lança "Palmares & Cucaú: O Aprendizado da Dominação", um retrato histórico sobre maior quilombo do Brasil
Livro foi publicado pela Edusp

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e o Centro de Pesquisa em História da Cultura (Cecult) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançam virtualmente na próxima quinta-feira, 18 de novembro, às 18 horas, o livro “Palmares & Cucaú: O Aprendizado da Dominação”, da professora e historiadora Silvia Hunold Lara, como parte dos debates acerca do Dia da Consciência Negra. A publicação é um retrato histórico sobre o acordo de paz negociado em 1678 entre o governo de Pernambuco e o rei dos Palmares, o maior e mais duradouro assentamento de fugitivos da história da escravidão no Brasil. 

Para o lançamento, Silvia Hunold Lara participará de uma conversa, mediada pela também historiadora Lucilene Reginaldo, da Cecult, no canal do Youtube (http://youtube.com/ifchunicamp1) e no perfil no Facebook do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.

Livro de Silvia Hunold conta detalhes sobre a criação de Palmares

A autora apresenta uma pesquisa extensa, com novos documentos que são incorporados à análise de fontes já conhecidas, para revelar detalhes dos acontecimentos que levaram os habitantes dos Palmares a se instalar na região de Cucaú, onde permaneceram até o início de 1680, quando foram atacados e reescravizados. O livro também contribui para mostrar o ponto de vista dos escravos na história da escravidão e dos habitantes dos Palmares na história dos mocambos.

Silvia Hunold Lara é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e foi professora da Unicamp até se aposentar, quando passou a ser colaboradora do departamento de história da instituição. Suas pesquisas têm ênfase na História do Brasil Colonial, na História Social do Trabalho, especialmente na História da Escravidão, e nas relações entre História e Direito.

Também é autora dos livros “Campos da Violência. Escravos e senhores na Capitania do Rio de Janeiro, 1750-1808” (389 páginas, Editora Paz e Terra, 1988) e “Fragmentos Setecentistas. Escravidão, cultura e poder” (456 páginas, Companhia das Letras, 2007). Juntamente com Joseli M. Nunes Mendonça, editou a coletânea “Direitos e Justiças no Brasil. Ensaios de história social” (543 páginas, Editora Unicamp, 2006) e, com Gustavo Pacheco, a coletânea “Memória do Jongo: as gravações históricas de Stanley J. Stein. Vassouras, 1949” (197 páginas, Editora Cecult, 2007). 

SERVIÇO:

Lançamento: “Palmares & Cucaú: O Aprendizado da Dominação”

Conversa com a autora Silvia Hunold Lara

Quando: 18 de novembro, quinta-feira, às 18h

Transmissão: Canal do YouTube e no Facebook do IFCH Unicamp

Com informações da Assessoria de Imprensa