Iniciativa oferta cursos gratuitos para empreendedoras

Promovido pelo #ElaFazHistória, movimento global do Facebook para apoiar negócios liderados por mulheres, e ministrado pela Aliança Empreendedora, programa oferece aulas de educação financeira, marketing digital e formalização

Rubia Amaral, de Curitiba, já fez cinco cursos desde o ano passado / Crédito: Arquivo Pessoal

Artista visual e empreendedora da beleza, a moradora de Curitiba, no Paraná, Rubia Amaral, 37 anos, é uma das muitas mulheres que foram beneficiadas por meio do programa #ElaFazHistoria, iniciativa global do Facebook para apoiar negócios liderados por mulheres e contribuir para diminuição dos efeitos da desigualdade de gênero na vida dessas empreendedoras. Rubia teve acesso, de maneira online, a diversos cursos gratuitos de educação financeira, marketing digital e formalização. As inscrições seguem até 30 de novembro.

A empreendedora, que participou das formações após indicação de uma amiga, afirma que as aulas melhoraram a sua compreensão sobre finanças, fluxo de caixa e organização das informações. “Agrega muito no desenvolvimento empresarial e nos coloca na prática com assuntos um pouco mais burocráticos”, explica. Rubia fez cinco formações desde o ano passado.

No Brasil, as trilhas de conhecimento são ministradas pela Aliança Empreendedora, organização que capacita e apoia gratuitamente microempreendedores formais e informais em comunidades de baixa renda de todo o país, e o Tamo Junto, plataforma que colabora com o crescimento e conhecimento de microempreendedores brasileiros.

Por meio de uma metodologia de aprendizado conhecida como microlearning, as empreendedoras têm acesso a uma capacitação em precificação de produtos e serviços via WhatsApp. As participantes podem complementar sua formação com cursos online de Educação Financeira (Módulos 1 e 2), Marketing Digital e Formalização para Mulheres Empreendedoras.

Metodologia utilizada nos cursos é conhecida como microlearning / Crédito: Agência Brasil

Ao participar das capacitações oferecidas pelo programa, as empreendedoras poderão fazer parte da Rede Tamo Junto para trocar experiências, conhecer oportunidades, acessar dicas e informações e se inspirar em outras histórias de mulheres empreendedoras. Terão também acesso a aulas ao vivo com pílulas de conhecimento em empreendedorismo e mentoria de seis meses com especialistas, por meio do Guru de Negócios.

Segundo levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) sobre o Empreendedorismo Feminino no Brasil mostrou que assim como no mercado formal de trabalho, entre os empreendedores, as mulheres acabam tendo as menores remunerações e trabalham menos horas em seu negócio, se comparadas aos homens. Entre os motivos, elas, em sua maioria, possuem menor tempo disponível para se dedicar ao próprio empreendimento, pois acabam sendo as responsáveis por trabalhos domésticos ou cuidado com os filhos.

“Atualmente, as mulheres representam um terço do total de donos de negócio no Brasil. Muitas delas são chefes de família e dependem que seu negócio prospere. Assim, acreditamos que, ao apoiar essas pessoas, ajudando-as a empreender e gerar renda, impactamos positivamente também no desenvolvimento de suas famílias”, afirma a diretora executiva e cofundadora da Aliança Empreendedora, Lina Maria Useche.

Qualquer mulher que já empreenda ou que pretende buscar conhecimentos para iniciar seu próprio negócio pode se inscrever no programa. Para isso, basta acessar o site https://tamojunto.org.br/elafazhistoria/.