Iniciativa promove recolocação profissional de mulheres refugiadas

Programa já ajudou 25 mulheres imigrantes ou em situação de vulnerabilidade a se especializar em profissões tradicionalmente masculinas e a procurar oportunidades de emprego

Mulheres são capacitadas em atividades tradicionalmente masculinas, como encanadoras / Crédito: Fellipe Abreu

O Projeto Reinventar, promovido pela Foxtime em parceria com a BRK Ambiental, é uma iniciativa que tem como principal missão auxiliar mulheres imigrantes e/ou em situação de vulnerabilidade a se recolocarem no mercado de trabalho, através da educação e da formação profissional

Segundo a ACNUR – Agência da ONU para refugiados, existem atualmente no mundo 26 milhões de pessoas refugiadas que precisaram sair de seu país de origem por questões políticas, sociais e também por guerras. Somente no Brasil, há mais de 57 mil refugiados reconhecidos, sendo 44% do sexo feminino.

Em 2020, a Foxtime realizou a primeira edição do Reinventar, em Recife, que através de parceiros metodológicos, como o Instituto Aliança, Senai, Universidade Estadual do Ceará, Rede Brasil e UNHCR, ajudou na formação e capacitação profissional e sócio emocional de 25 mulheres em situação de refúgio e brasileiras em vulnerabilidade social.

Vinte e duas refugiadas venezuelanas e três brasileiras participaram do curso, que teve duração de quatro meses (240 horas de formação e mais de 60 horas de mentoria), para atuarem como encanadoras e instaladoras hidráulicas, profissões tradicionalmente masculinas, o que justifica a escolha da formação: o segmento carece de mão de obra feminina qualificada.

As alunas receberam todo apoio necessário durante a após a realização do curso, desde ferramentas de trabalho, acompanhamento sócio emocional e até ajuda de custo para se manterem durante todo o período de estudos.

Formação dura quatro meses / Crédito: Fellipe Abreu

POSSIBILIDADE DE RECOMEÇO

“Mais do que apenas garantir a sobrevivência dessas pessoas, o Reinventar visa recuperar a dignidade e ajudá-las a participar economicamente e socialmente do País em que vivem”, afirma a coordenadora da filial da Foxtime de Recife e responsável pelo projeto, Juliana Ferreira, que tem vivenciado de perto a transformação e o impacto que o Reinventar causa na vida destas mulheres.

“O projeto as beneficia de diversas formas. Hoje, muitas delas tem casa, pode pagar uma escola para o filho, levar para um parque de diversão. Coisas que podem parecer pequenas, mas que para elas fazem muita diferença. Elas chegam até nós depois de passar por inúmeras dificuldades. Então a qualidade de vida melhora muito”, destaca. “Muitas delas sentem falta e saudade da família, mas o projeto a ajuda  a juntar dinheiro para poder visitar ou até mesmo trazer essa família. É nítido a mudança nos olhos”, completa a coordenadora.

Como resultado da primeira edição, 10 destas mulheres já conquistaram uma vaga de emprego na BRK Ambiental, seis em Recife e quatro em Maceió, e 70% delas estão participando de outros processos seletivos e/ou aguardando contratação. “Surgindo novas vagas, sempre vejo as meninas que estão disponíveis e ofereço novas propostas”, afirma Juliana.

Dez mulheres já foram contratadas pela empresa BRK / Crédito: Fellipe Abreu

“Um dos principais objetivos do projeto é trazer essa questão da sensibilização paras empresas, o quão importante é para uma instituição estar engajada na causa”, detalha a coordenadora estratégica de Marketing da Foxtime, Maressa Bernardo. “Somos signatários do pacto global da ONU, que incentiva as empresas a realizar este tipo de projeto, queremos que outras empresas vejam quais os benefícios de ter um refugiado, de fazer parte de uma ação como essas, de ajudar o próximo”.

Para as próximas edições, a Foxtime já enxerga oportunidades em novas áreas. “Queríamos muito fazer uma edição voltada pra área de gastronomia e hotelaria, pois acho que teríamos muito espaço para crescer. O nordeste é muito rico no turismo e o tema refugiados tem ganhado cada vez mais espaço. Quero ajudar esse público”, finalizou Juliana Ferreira.

Tagged: , ,