No aniversário de Sampa vamos celebrar com 4 mulheres

É 25 de janeiro de 2022 e a cidade de São Paulo comemora 468 anos. Em constante crescimento, a principal metrópole brasileira tem população estimada em mais de 12 milhões de habitantes. Há milhares de mulheres que vivenciam e desenvolvem a cidade das mais diferentes maneiras.  Entre a força de tantas paulistanas ao longo desses quase 500 anos, vale saber mais de quatro filhas que são marcantes na luta social, científica, esportiva e cultural.

Sueli Carneiro. Foto: reprodução Instagram

Liderança viva

Sueli Carneiro – Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, diretora e criadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra é referência nos campos políticos e acadêmicos. A filósofa, escritora, ativista feminista antirracista, nasceu em 24 de junho de 1950. Uma liderança do movimento negro premiada nacionalmente e internacionalmente. Entre os seus livros: “Escritos de uma vida”(2018) e “Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil” (2011). A jornalista Bianca Santana conta a história de Sueli no livro: “Continuo Preta”.

Bertha Lutz – Foto: Organic News Brasil

Desbravadora

Bertha Lutz – Nasceu em dois de agosto de 1894, foi a segunda mulher a fazer parte do serviço público no  Brasil. Criou a Liga para Emancipação Intelectual da Mulher em 1919 e ativista na luta pelos direitos políticos feminino. Como deputada defendeu melhorias trabalhistas, pela igualdade salarial para as mulheres e pela licença maternidade de três meses. Também defendia a fauna e a flora, chefiou o setor de botânica do Museu Nacional até se aposentar.  Morreu em 16 de setembro de 1976, aos 82 anos. É possível conhecer maias a sua história no Museu Virtual Bertha Lutz.

Andressa Alves – Foto: Instagram oficial da atleta

Pelo Mundo

Andressa Alves – A jogadora de futebol, que atualmente está no Roma (Itália), foi a primeira brasileira contratada pelo Barcelona. Nascida na capital paulista, em 10 de novembro de 1992 está na seleção desde 2010, com medalha de ouro no Jogos Pan-Americanos de 2015 e Copa América Feminina (2014 e 2018). Ela e a esposa Fran (ex- atleta da seleção de 2006 até 2017 e medalha de prata na Olimpíada de Pequim)  apresentam o “Canal da Resenha” no YouTube.

Rita Lee – Instagram oficial da artista

A mais completa tradução de Sampa

Como cantou Caetano Veloso: “Ainda não havia para mim Rita Lee, a tua mais completa tradução”. (Sampa / 1978)

A rainha do rock brasileiro, Rita Lee Jones é uma das principais estrelas e referência paulistana. Como já nominada: “Santa Rita de Sampa”. Compositora, multi-instrumentista, cantora, atriz, apresentadora, ativista, escritora, tropicalista, vanguardista com mais de 50 anos de carreira. Nasceu em 31 de dezembro de 1947, morou na Vila Mariana e compartilha muito da sua vivência na cidade em sua biografia “rita lee – uma autobiografia”. Para quem estiver ou visitar São Paulo, está em cartaz a exposição Rita Lee no Museu da Imagem e do Som, até 20 de fevereiro de 2022, que reúne acervo pessoal de figurinos, documentos e canções que mostram a sua vida.