Mulheres conquistam espaço em setores ditos masculinos

Embora a gente ainda conte essas histórias como ”achados”, quando deveriam ser o lugar comum, persistência das trabalhadoras merece ser destacada

Bruna é supervisora administrativa no setor de transportes

Todo 8 de março a gente ainda precisa explicar que tudo bem dar flores, mas a data é de luta (e muita!). E todo 8 de março a gente ainda conta histórias de mulheres que galgaram espaço em setores ditos masculinos, porque sim, esses lugares ainda são difíceis de alcançar em uma sociedade machista e patriarcal como a nossa. A tecnóloga em logística Bruna Fidencio Nomura, 31 anos, e a engenheira de produção e veterinária Camila Fragoso, 29, são dois desses exemplos.

As duas trabalham no mesmo grupo empresarial. Camila é gerente industrial da unidade de Goianápolis de uma indústria de alimentos para cães e gatos. Ocupa o maior cargo na empresa onde atua desde 2012. Bruna é supervisora administrativa do setor de transporte da mesma companhia e lidera uma equipe 269 colaboradores, 95% deles são homens. A supervisora trabalha no local desde 2013.

Camila é gerente industrial

As duas começaram muito jovens na empresa e foram se desenvolvendo, contando com apoio de outras mulheres dentro da equipe e agarrando as oportunidades que surgiram. Passaram pela experiência da maternidade e hoje ocupam cargos que infelizmente ainda não contam com muitas mulheres.

Para Bruna, ser mulher, jovem e respeitada em um ambiente predominantemente masculino, de pessoas simples, como é o dos motoristas de caminhão, ajudantes e equipe interna, por profissionais com idades entre 18 e 63 anos, é motivo de orgulho. “Aqui eu vejo, diariamente, mulheres muito fortes, mulheres guerreiras, e não somente em cargos de liderança. Vejo mulheres manobrando caminhões no pátio de matéria prima, coisa que até pouco tempo atrás não era comum de ser vista. E ainda hoje, é uma cena que surpreende muita gente”.

“Aprendi e continuo aprendendo muito! A Adimax me deu uma grande oportunidade, pois sempre trabalhei na área de Qualidade e meus líderes acreditaram no meu potencial e investiram em mim. Isso foi um grande marco na minha trajetória profissional”, afirma Camila.

Tagged: , ,