Espetáculo teatral faz releitura sobre a vida e obra de Maria Firmina dos Reis

Montagem celebra o bicentenário de nascimento da primeira romancista afro-brasileira da história

Júlia Martins traz a sua história de vida e de outras mulheres e homens negros que se intercalam com a história de vida de Maria Firmina dos Reis / Crédito: Divulgação

Maria Firmina dos Reis (1822 – 1917) foi a primeira mulher escritora de romances no Brasil. Sua obra mais reconhecida é Úrsula, escrita em Guimarães, cidade do interior de Maranhão. Publicada em 1859, período ainda de escravização, a autora traz em sua obra a voz da mulher negra e a voz dos negros para narrar os abusos nas relações patriarcais, ainda que em um escrito romântico, atravessado por algumas características europeias e cristãs que o gênero exigia.

Em homenagem ao bicentenário de nascimento de Maria Firmina, o Sesc Carmo realiza o projeto “Sobre Marias e Firminas: escritas de mulheres negras”, que conta com uma programação para pensar o seu legado e em quantas mulheres como ela escrevem, inspiram, lutam e revolucionam olhares. Quantas Firminas, Carolinas, Conceições, Marias e Marielles reverberam cotidianamente?

Como parte dessa programação, a atriz e pesquisadora Júlia Martins apresenta a peça “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo”. Abordando pela primeira vez na linguagem teatral, o espetáculo faz uma releitura da obra e vida desta mulher, símbolo de resistência e luta contra a escravidão, que foi esquecida por mais de um século, mas que possui extrema importância na construção da literatura afro-brasileira.

Além da apresentação no Sesc Carmo, que acontece no dia 10 de maio, o espetáculo também será realizado no Sesc São Caetano no dia 12.

TEATRO

Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo

Uma releitura sobre a vida e obra da primeira romancista afro-brasileira da história, Maria Firmina dos Reis, símbolo de resistência e luta contra a escravidão, mas que foi esquecida por mais de um século. Em paralelo à vida de Firmina, Júlia Martins traz a sua história de vida e de outras mulheres e homens negros que se intercalam com a história de vida de Maria Firmina dos Reis.

Com Júlia Martins, atriz, publicitária, pesquisadora e produtora cultural, proprietária da Afrodite Produções, Pós-graduanda em Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

SERVIÇO:

Sesc Carmo e Sesc São Caetano

Teatro – Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo

10/5/2022, terça – 18h | Sesc Carmo

12/05/2022, quinta – 20h | Sesc São Caetano

Duração 40 minutos

Não recomendado para menores de 12 anos

Sesc Carmo
Rua do Carmo, 147 – Sé – Centro de São Paulo
Espaço Múltiplo Uso – 1° Andar
Grátis – Retirada de convites com 1h de antecedência.

Sesc São Caetano
Rua Piauí, 554 – Santa Paula, São Caetano
Espaço de Convivência
Ingressos de R$9,00 a R$30,00
Venda de ingresso online e na Rede de Bilheterias do Sesc.