LGBTQIA+: por um Brasil de Todas as Cores

Movimentos populares lançam programa por direitos da população LGBTQIA+ e realizam o protesto “Bolsonaro Nunca Mais”

17 de maio – Dia Mundial de Luta Contra a LGBTQIA+fobia
17 de maio – Dia Mundial de Luta Contra a LGBTQIA+fobia

Neste 17 de maio – Dia Mundial de Luta Contra a LGBTQIA+fobia – a data será marcada, em São Paulo, pelo lançamento do programa popular “Brasil de Todas as Cores” e por um ato de protesto ao atual presidente da República.

Hoje o Brasil carrega a triste marca de país que mais mata pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis ou transexuais. De acordo com um relatório da ONG Transgender Europe, um em cada três transexuais mortos no mundo é vítima no Brasil.

Apesar de crimes motivados por LGBTfobia terem sido criminalizados há quase três anos, o Brasil de Bolsonaro ainda engatinha para garantir segurança e inserção da população LGBTQIA+.

Leia também: Lutar pela diversidade em defesa da vida

Os números são alarmantes: em 2021, 140 pessoas transexuais foram assassinadas no Brasil, segundo os dados do levantamento feito pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Das vítimas, 135 são travestis e mulheres transexuais, cinco são homens trans e pessoas transmasculinas e, destes, 81% eram pessoas negras.

A expectativa de vida desta população no nosso País, de acordo com a Antra, é de 35 anos de idade.

Programa Brasil de Todas as Cores

O documento que será lançado em São Paulo foi elaborado por mais de 20 organizações com o objetivo de auxiliar na construção de políticas públicas e vem num momento importante da agenda brasileira, que está às vésperas de eleições gerais.

O Programa expõe a necessidade de criação de estruturas, ações e normas para enfrentamento à violência contra a população LGBTQIA+. São mais de 70 diretrizes elaboradas para nortear a construção de políticas não só no campo popular, mas também no poder público.

Leia também: Orgulho LGBTQIA+: “Resistência é a maior de todas as nossas qualidades”

“Que seja o início de um debate coletivo, que não termine, mas que oriente toda a nossa ação de luta. Que oriente as nossas bases, mas também o conjunto da companheirada que vai assumir tarefas executivas, legislativas, judiciárias e tantas outras que são importantes para a construção da democracia”, destaca Symmy Larrat, que preside a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais (ABGLT).

Políticas Sociais

O programa popular não está focado unicamente aos grupos dessa população, embora reúna pautas e aponta perspectivas relacionadas ao fortalecimento dos direitos da população LGBTQIA+. O documento foi pensado sob uma perspectiva social mais ampla, tratando de temas como trabalho, meio ambiente, segurança, economia e saúde, entre outros.

Leia também: No mês do orgulho LGBTQIA+, a solidariedade pede passagem

“Não somos só o campo do gênero e da sexualidade. Nós somos seres-humanos que demandam educação, saúde e tantas outras pautas de maneira integral. Queríamos firmar isso. Dizer e deixar nítido de qual lugar estamos falando”, pontua Symmy.

Ato Fora Bolsonaro

O Programa Brasil de Todas as Cores será lançado dentro da programação do Ato Cultural “Bolsonaro Nunca Mais”, que acontece nesta terça-feira 17, a partir das 16h, na Avenida Paulista.

Será um protesto com participação de artistas e ativistas, visando fomentar, por meio da cultura e da arte, a resistência à política do atual presidente que tem colocado as vidas LGBTQIA+ em risco, além de denunciar o crescimento dos assassinatos, fruto do discurso fascista do próprio governo.

De acordo com sondagem do Instituto Datafolha, feita em dezembro do ano passado, a maior rejeição a Bolsonaro se concentra exatamente em homossexuais e bissexuais: 83% não votarão no atual presidente em hipótese alguma.

Origem da data

No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. A partir daí, a data se tornou um marco na luta para aumentar a conscientização sobre as violações dos direitos LGBTQIA+ e estimular o interesse pelas causas LGBTQIA+ em todo o mundo. 

Com informações do Brasil de Fato

Tagged: ,