Curso desenvolve meninas como líderes no combate à crise climática

Gratuito, curso “O Futuro É Agora” chama a atenção para o papel das meninas protagonistas na construção de um futuro mais sustentável. Inscrições vão até 20/06

Com Assessoria de Imprensa

Plataforma lança curso para meninas se tornarem líderes no combate à crise climática
Plataforma lança curso para meninas se tornarem líderes no combate à crise climática

Neste domingo 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a plataforma de conhecimento Força Meninas lança o curso online e gratuito “O Futuro É Agora”, destinado a meninas de 13 a 17 anos.

O conteúdo do curso aborda o impacto das crises climáticas no mundo e como potências femininas podem trabalhar em estratégias e soluções para garantir um futuro mais inclusivo e sustentável.

A proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 13 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e tem patrocínio da ERM Consultoria em Sustentabilidade.

Crise Climática

De acordo com dados da ONU, o período de 2003 a 2018 foi o mais prejudicado por desastres naturais. Conforme estudo de 2018, mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem em países em situação de estresse hídrico, e 4 bilhões vivem em áreas que sofrem grave escassez física de água por pelo menos um mês ao ano.

Quem ministra o curso

O curso será ministrado por Amanda Costa e Sabrina Cabral, com cinco horas de conteúdo inédito idealizado por elas. Além de atividades, as participantes também terão contato, através de entrevistas, com outras jovens lideranças do país.

Amanda é ativista climática, jovem conselheira da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e fundou o Instituto Perifa Sustentável. Foi reconhecida também como pela Forbes Under 30, LinkedIn Top Voices e Creator, TEDx Speaker e atua como vice-curadora no Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.

Sabrina é uma das jovens transformadoras que foram impactadas pela Força Meninas, como ganhadora do prêmio Juntas Somos a Força de 2020. Hoje é líder socioambiental e criadora do Ruma, um projeto que busca o desenvolvimento de lideranças nordestinas sobre assuntos voltados à cidadania e sustentabilidade.

Participam também do curso Anna Luísa Beserra, fundadora do Safe Drinking Water For All, um sistema de filtragem de água coletada a partir de cisternas; Beatriz Diniz, ativista, artista e representante brasileira de políticas públicas para minorias; Ellen Monielle, criadora de conteúdos didáticos sobre veganismo e movimentos ambientais em suas redes sociais; Hamangai Pataxó, líder indígena engajada em sustentabilidade e mudanças climáticas; e Maria Isabele Farias, estudante de História conhecida por compartilhar conteúdos sobre história e política de forma acessível na internet.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas entre 5 e 20 de junho no site https://frmeninas.com.br/.

Leia também: Programa que incentiva a participação de meninas na ciência apoia 25 equipes de instituições públicas

Tagged: ,