Exposição “Lilás” aborda maternidade e diversidade de gênero

Mostra gratuita da artista Maíra Freitas pode ser vista no Sesc São Caetano até dezembro

Lilás – Imagem: divulgação

Maternidade, gênero, mãe solo e violência obstétrica. Com temas que fazem o visitante refletir, a exposição “Lilás”, da artista Maíra Freitas, tem início neste dia 11 de agosto no Sesc São Caetano, com visitação gratuita até dezembro desse ano. Lilás também é o nome da filha de Maíra.

Os temas abordados fizeram e fazem parte da vida da artista, que coloca em primeiro plano os traços que a singularizam como mulher cisgênero, lésbica, não branca e mãe solo, tendo na “maternagem” o elo das intersecções entre essas características. Nele, o parto e a violência obstétrica sofrida por ela exercem papel decisivo, o que a leva a priorizar aquele termo em lugar de maternidade.  A curadoria está a cargo de Luciara Ribeiro.

A mostra marca a segunda edição de “Pelas Beiradas”, projeto do Sesc São Caetano, que caminha pelas beiradas do grande circuito de artes visuais do estado de São Paulo e abre espaço para as redes de artistas, curadoras e curadores que estejam em início ou meio de carreira, com projetos artísticos que dialoguem com o contexto programático da unidade. Para o Sesc, o valor da diversidade se atualiza e adquire corpo a cada oportunidade em que o invisível, a despeito de sua vigência velada, se presentifica e se expõe à apreciação pública.

Na mostra, Maíra vai além de recusar a romantização da maternidade e se volta para a intersecção entre trabalho reprodutivo, de cuidado e dissidência sexual. “Ser mãe não é sinônimo de ser mulher cisgênera e heterossexual. Gestar não é sinônimo de ser mulher. Cuidar do futuro de uma comunidade não pode ser sinônimo de abnegação ou desamparo social e governamental”, explica.

Exposição Lilás – Imagens: divulgação

O trato de seus traumas passa pelo cultivo da maternagem como estado de conexão ativa entre mãe e filha. É no exercício do vínculo dedicado às necessidades físicas e psíquicas da criança que o desenvolvimento emocional se processa reciprocamente, entre quem é cuidado e quem cuida. Para Maíra o tornar-se mãe não é apenas dar à luz, mas se entender em um jogo labiríntico do que se é, do que se tornou, do que se deseja ser, do que se projeta para si e do que os demais esperam. Nesse processo de desvendar veredas, ela construiu parte do conjunto das 12 obras apresentadas nesta exposição.

Sobre a artista

Maíra é natural de Campinas (SP) e atua como artista, pesquisadora, arte-educadora e curadora. É cisgênero, lésbica, racializada e mãe solo. Doutoranda em artes visuais pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), expôs na individual “Solo da Maternagem Solo” e em diversas exposições coletivas nacionais e internacionais. Foi curadora da exposição individual “Desvio-Devir” de Thiago Goya (2020 – Sesc Sorocaba), do Festival Lacração (2021) e do EAV Unicamp (2021). Sua produção em arte contemporânea é multilinguagem, passando pelo vídeo, performance, fotografia, pintura expandida e objetos. Relaciona arte e vida, a partir de marcadores sociais da diferença, com interesse em questões de gênero, maternagem e racialidade.

Exposição “Lilás” – SERVIÇO:

Exposição “Lilás”, de Maíra Freitas

De 11 de agosto a 10 de dezembro de 2022

Visitação: de segunda à sexta, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 17h30

Sesc São Caetano – Rua Piauí, 554 – Santa Paula, São Caetano do Sul

Informações: (11) 4223-8800 ou https://www.sescsp.org.br/projetos/exposicao-lilas/

Protocolos de segurança: Recomendamos o uso da máscara cobrindo boca e nariz.

Leia também: Maternidade e Carreira: dilema continua apesar de legislação protetiva

Tagged: , ,