Metrôs e trens de São Paulo aderem à campanha da ONU de combate à violência contra mulheres

Ações estão sendo realizadas durante o mês de agosto nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, que transportam em média 1,7 milhão de pessoas por dia, em apoio à iniciativa #ParaCadaUma, da ONU

Portas estão adesivadas com informações sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher / Crédito: Divulgação

Com Assessoria de Imprensa

Quatro linhas de trem e metrô da cidade de São Paulo estão com as estações iluminadas e os trens adesivados com mensagens da campanha #ParaCadaUma, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o combate à violência contra mulheres. A mobilização visa explicar e combater as formas de violência doméstica e familiar contra mulheres e a campanha integra a iniciativa global “Verificado”, lançada neste mês de agosto, que marca os 16 anos de sanção da Lei Maria da Penha.

A ação ocorre nas estações e nos veículos de transporte de passageiros das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda que, juntas, transportam em média 1,7 milhão de pessoas por dia. Ao todo, 20 portas internas dos trens receberam os adesivos da campanha. Nos monitores de vídeo instalados nas plataformas e nos trens, também são veiculadas informações que ajudam a identificar as formas de violência e como denunciá-las.

As estações Largo Treze e Brooklin, da Linha 5, estão com áreas iluminadas na cor lilás, em alusão ao Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Também recebem a iluminação especial o túnel de transferência da Estação Pinheiros das linhas 4 e 9, e a fachada do Pátio Presidente Altino, das linhas 8 e 9.

Dependências de algumas estações estão iluminadas em alusão ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher / Crédito: Divulgação

Tipos de violência

Baseando-se na legislação vigente sobre o assunto, a Lei Maria da Penha, a campanha #ParaCadaUma pretende falar, tipificar e exemplificar todos os tipos de violência contra as mulheres. O objetivo é fazer com que cada uma das cinco violências (psicológica, moral, patrimonial, sexual e física) seja identificada e nomeada, abrindo espaço para o enfrentamento a cada uma delas.

“As concessionárias aderem a essa inciativa por sua urgência e importância, certas de que a informação pode contribuir muito para a erradicação de práticas violentas que atentam contra a vida de tantas mulheres”, pontua a gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias ViaMobilidade, ViaMobilidade Linhas 8 e 9 e a ViaQuatro, empresas do Grupo CCR, concessionárias das linhas.

Para Roberta Caldo, do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), a campanha ajudará a esclarecer sobre os tipos de violência, pois somente com informação adequada as mulheres poderão sair de ciclos de opressão. “Queremos nomear e trazer luz sobre cada um dos tipos de violências que a lei caracteriza, para que homens e mulheres possam identificá-las e contribuir para que as vítimas deixem situações de abuso e sejam donas de suas histórias. A informação é a chave para esse processo”, diz Roberta.

Funcionários receberam capacitação para agir caso mulheres relatem algum tipo de violência / Crédito: Divulgação

Também tendo como objetivo reduzir a violência sexual e o assédio no transporte público, algumas cidades brasileiras contam com vagões (o termo oficial é carro de passageiros) exclusivos para mulheres. Na avaliação de Roberta, toda e qualquer medida que ajude no combate à violência contra mulheres – de qualquer forma, incluindo o assédio – é sempre bem-vinda. “No contexto da campanha #ParaCadaUma, a Verificado pretende nomear todo tipo de violência contra as mulheres – seja ela física, sexual, moral, psicológica ou patrimonial – porque somente uma sociedade bem-informada é capaz de identificar e enfrentar o problema”, afirmou.

Como denunciar

A violência contra a mulher pode ser denunciada por meio da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180). Para ocorrências nas estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, as mulheres podem buscar apoio dos colaboradores das concessionárias, que receberam treinamento adequado para dar encaminhamento a estes casos. Segundo as empresas, entre as ações de combate ao assédio sexual, há procedimentos para o acolhimento adequado e são feitas capacitações de colaboradores para o atendimento às vítimas.

Ainda de acordo com as concessionárias, os Agentes de Atendimento e Segurança são equipados com bodycams (câmeras corporais) para registrar qualquer irregularidade nas estações e trens. As passageiras também podem reportar ocorrências na Central de Atendimento, por meio do 0800.770.7106. No caso das Linhas 8 e 9, há também o serviço SMS Denúncia no número 11 91277-6323, onde elas podem registrar casos ocorridos nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Quatro linhas aderiram à mobilização / Crédito: Divulgação

Como apoio às colaboradoras, a ViaMobilidade e ViaQuatro possuem um Canal Confidencial interno para denúncias. A ferramenta atua no combate a quaisquer outras condutas antiéticas e comportamentais dentro da empresa. É anônimo e sigiloso. Possui tratamento imparcial do conteúdo, pois segundo as empresas, é feito por uma empresa terceira.