Quem soma

O Portal Firminas é um veículo que oferece informação de qualidade, com opção editorial rica atualizada por profissionais com experiência e proximidade em assuntos variados. O nome Firminas é uma homenagem a Maria Firmina dos Reis, escritora maranhense do século XIX, considerada a primeira romancista brasileira.

Trabalhamos com uma linguagem acessível e diversa, que tem por objetivo informar a um público amplo e fortalecer a causa feminista, por igualdade, contra a violência de gênero e por direitos para as mulheres.

Diferenciais

O trabalho é colaborativo e baseado em um modelo diferente de produção, em acordo com tendências de economia circular e cooperativa.

As Firminas são formadas por jornalistas experientes em diversas áreas. Nosso conteúdo terá a garantia de ter sido produzido por profissionais que conhecem as regras e o código de ética do jornalismo.

Não estamos apenas no eixo Rio-São Paulo. Nossa presença em outras regiões e no interior imprime pluralidade ao nosso trabalho e pode aumentar nosso alcance fora das capitais.

As Firminas

aline melo

Aline Melo

Jornalista, mãe e feminista. Desde 2010 atua na imprensa do Grande ABC, tendo experiência em diversas editorias como política, esportes, cultura e lazer e cidades. Também é colunista da Dia-a-Dia Revista, publicação mensal encartada no primeiro domingo do mês no Diário do Grande ABC, onde atua como repórter. Na sua coluna, “Precisamos falar sobre feminismo”, que estreou em dezembro de 2019, aborda temas diversos que se intersecssionam com a questão de gênero.

Carol Avasini

Carol Avansini

Formada em comunicação social/jornalismo e em ciências sociais. Começou a carreira prestando serviços para agências como produtora de conteúdo. Foi repórter na Folha de Londrina por 18 anos e passou por muitas editorias, chegando a repórter especial. Atuou em editorias como agronegócio, economia e no setor imobiliário. Atualmente é empresária na agência Toda Rede de assessoria de imprensa estratégica, com foco em fortalecimento de imagem. Também é escritora ghost-writer.

Elara Leite

Elara Leite

Especialista em Assessoria de Comunicação, com formação em Rádio e TV, graduada em Jornalismo e em Relações Públicas e tecnóloga em Produção Publicitária. Parte da carreira foi dedicada a entidades sindicais, ONGs e movimentos sociais. Atuou em revista do segmento empresarial e na comunicação de hospital público de alta complexidade. Participou de duas gestões do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba como dirigente do Departamento da Mulher e da Diversidade Humana.

Fernanda

Fernanda Pereira

Graduada em Comunicação Social, habilitação jornalismo. Atuou como repórter em telejornal universitário (canal aberto retransmissora TV Cultura e TV Educativa/EBC) e foi âncora do programa de rádio “Sintonia Fina”, sobre música. Trabalhou na CUT/RN. Realizou assessoria de imprensa na área de tecnologia, moda, saúde, TI, design, alimentos e bebidas, varejo e mercado editorial. Foi produtora de conteúdo e assessora de imprensa na Super Casas Bahia. Pós-graduada em Publishing Management.

flavia crizanto firminas

Flávia Crizanto

Graduada em Comunicação Social, habilitação jornalismo. Mestre em Comunicação e Sociedade. Começou a vida profissional na TV, como assistente de comunicação e eventos, tendo sido também repórter-produtora e apresentadora. Além da TV, atuou no impresso e apresentou um programa de rádio sobre maternidade. É uma apaixonada pelo digital, com experiência em SEO. Professora universitária, é empresária na Experta Media, onde une um pouco de tecnologia, conteúdo, marketing e um sopro de esperança.

Gabriela Gonçalves

Gabriela Gonçalves

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, com um documentário sobre a proteção animal. Experimentou um pouco de cada segmento do jornalismo, com experiência na Rede Gazeta (afiliada Globo), na produção de rádio, pauta do jornal impresso e no online. Começou a atuar profissionalmente com o digital em 2008 e já levantava hipóteses e problemáticas acerca desse jornalismo colaborativo. Atua como produtora de conteúdo e no planejamento de redes sociais. Está cursando pós em Marketing Digital.

Gislene Madarazo

Gislene Madarazo

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, trabalha há mais de 30 anos na imprensa sindical. Na região do Grande ABC, atua desde 2001 como repórter, redatora e editora do Jornal e da Revista Sindiquim, do Sindicato dos Químicos do ABC, entidade na qual assumiu, a partir de 2011, a responsabilidade pelo departamento de comunicação. Foi assessora de comunicação nos dois primeiros mandatos do vereador de Santo André, Ricardo Alvarez. Atende diversas entidades do movimento sindical nacional e internacional. 

Heloisa Aguieiras

Heloísa Aguieiras

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo. Sua maior experiência maior é em jornal impresso, onde foi repórter em todas as editorias e cadernos especiais, além de fazer entrevistas. Também foi editora de house organs e muita afinidade com a editoria de agronegócio. Atualmente cursando especialização em Marketing Estratégico Digital. Também é atriz, dubladora e locutora. Se define como organizada e estudiosa e sonha em ter uma empresa como Personal Organizer.

Samia

Sâmia Teixeira

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Foi bolsista contemplada por iniciativas de movimentos sociais. Trabalhou em agência editorial e na Revista Fórum como redatora e repórter. Foi assessora da União Nacional Islâmica, onde criou o jornal Iqra. Atualmente é assessora de imprensa para a CSP-Conlutas. Escreve sobre movimentos sociais e mundo sindical internacional. Edita um programa em vídeo para o mundo árabe sobre as notícias dos trabalhadores na América Latina, além de podcasts. Atua como freelancer para o restaurante palestino Al Janiah.