Oito oportunidades gratuitas para aprender sobre igualdade, história e gênero

Vamos falar da luta antirracista? é uma das oportunidades. Foto: Unsplash

Para quem busca conhecimento acessível há encontros, debates e cursos online gratuitos em maio e junho nas diversas plataformas, com compartilhamento de conteúdo de professores, representantes e especialistas de diferentes áreas. Eventos que expõem assuntos sociais importantes, informações sobre inclusão, saúde, lutas e direitos. Tem palestras, cursos e conferências para conhecer a história do Brasil e do mundo, como também espaços para apresentar ideias ou participar de debates.

Debate Antiracismo – 13 de maio – 19h – YouTube

O dia 13 de maio não é data comemorada pelo movimento negro, pois não foram criadas condições para que a população negra tivesse uma inserção mais digna na sociedade. Após 133 anos desde a aprovação da lei “Áurea”, a ausência de medidas eficazes sustenta ainda hoje uma situação de semiabolição no país. Esse é o debate de “Vamos falar da luta antirracista?” um encontro virtual com Carine Roos, CEO e fundadora da Newa e especialista em diversidade e inclusão em empresas, juntamente com Elizabete Leite Scheibmayr, matemática, advogada, co-fundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação, membro do Grupo Mulheres do Brasil Líder dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher, Éveris e do Programa Nós por Elas do IVG e Geísa Mattos, pós-doutora e professora de Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadora Visitante no Programa Etnicidade, Raça e Migração na Universidade de Yale.

Organizado pelo Somos News, em 13 de maio, às 19 horas, no YouTube

Arquitetura – 19 de maio – 21h – Instituto Bixiga

Organizado pelo Instituto Bixiga, na quarta-feira, 19 de maio de 2021 às 21h, tem curso Vilas Operárias: o domínio da fábrica na paisagem urbana de São Paulo sobre memória, história e arquitetura na cidade de São Paulo. Gratuito e ministrado pelos os professores: Danielle Franco da Rocha – doutora em História Social, Mestra em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Edimilsom Peres Castilho – doutor e Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD) e Eribelto Peres Castilho.

Para se inscrever no:  Instituto Bixiga

História – 18 de maio – 19h – Instituto Pretos Novos

Oficina de conhecimento e discussão sobre história de mulheres africanas na região do Cais do Valongo no século XIX, em 18 de maio, das 19 até 21 horas, virtualmente.

Organizado pelo Instituto Pretos Novos (IPN) a Africanas na região do Valongo no século XIX é ministrada por Monica Lima Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Professora de História da África, do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (PPGEH) do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH-UFRJ).

O IPN tem como objetivo contribuir para a construção de uma reflexão crítica e de uma sociedade mais justa e igualitária, mais receptiva à compreensão das diferenças sócio-culturais.

Inscrições para a oficina em: Instituto Pretos Novos

Saúde – 20 de maio – 17h – Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica

Encontro internacional Sexualidade e Saúde Mental: Terapias afirmativas na diversidade sexual promovido pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, com Gabriela Moita, no dia 20 de maio às 17 horas (Brasília) e 21 de maio às 18h30 (Brasil).

Gratuito, online e ao vivo no perfil: @spscportugal 

Esporte – 25 de maio – 19h – OAB Esporte e Mulheres

Palestra “Mulheres no Esporte e suas conquistas” em 25 de maio, às 19 horas, evento virtual organizado pela OAB/SP – Santana com Lindsay Camila Teles de Carvalho (Técnica de Futebol Feminino da Ferroviária de Araraquaras, primeira mulher a conquistar o título dos Libertadores como técnica) e Adriene Silveira Hassen (Advogada e Membro da Comissão de Estudos Jurídicos do Esporte da Secretaria Especial do Esporte) , com mediação de Alessandra da Silva (Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB Santana).

Link de participação: OAB Esporte e Mulheres

Mães e tecnologia – 26 de maio – 19h – Comunidade Feminina de Tecnologia

Bate-papo com Ana Paula Appel e Walkiria Resende, o Maternidade e Ciência de dados: Como conciliar?, na noite de 26 de maio, das 19 até 20 horas. As duas mães contam sobre como lidar com as suas atividades diárias de trabalho, estudos e vida social, se dedicam também com a maternidade. Organizado pela comunidade feminina de tecnologia que visa o protagonismo e a permanência das mulheres nas áreas de inteligência artificial e ciência de dados (AI Girls)

Sobre as convidadas:

Ana Paula Appel é cientista de dados sênior e inventora na Technology Garage LA. Analisa grande volume de dados, especialmente mapeados em redes complexas. Eleita master inventor em 2016 – 2019,  membro da Academia de Tecnologia da IBM, líder da comunidade de Ciência de Dados na IBM LA e  primeira mulher certificada em Ciência de Dados L3 na América Latina. Em 2020 recebeu prêmio da Society of Women Engineering (SWE) por duas patentes.

Walkiria Resende – bacharel em ciência da computação e mestre em bioinformática atua na área de aprendizado de máquina. Tem experiência como analista de sistemas em  startup e desde 2017 é cientista de dados no Itaú.

Para acompanhar ao vivo em: YouTube Comunidade Feminina de Tecnologia

Memória – 21 a 26 de junho – UFPR

De 21 a 26 de junho, é realizado o Seminário Mulheres na História, na Literatura e nas Artes: práticas e representações, organizado pelo programa de pós-graduação em história da UFPR. Tem como objetivo é incentivar e apresentar as mulheres ao longo da história em diversos campos da história, literatura, arte, moda, política, prezando assim pela interdisciplinaridade. Para quem quiser integrar a programação e apresentar trabalhos o prazo é até 16 de maio de 2021 no Formulário Trabalhos

Já quem quer somente assistir tem até primeiro de junho de 2021 no Formulário Ouvintes

Igualdade – 27 de junho – Fórum Geração Igualdade em Paris

Estão abertas as inscrições para o Fórum Geração Igualdade em Paris – um evento global que promove ações e investimentos para a igualdade de gênero até domingo 27 de junho, à meia-noite, horário de Paris (CEST). Os participantes terão acesso à plataforma digital, com opções de cerca de 90 eventos que contemplam 500 palestrantes e ainda interagir com dezenas de milhares de participantes de todo o mundo.

Realizado de 30 de junho a dois de julho, Fórum Geração Igualdade em Paris traz o debate sobre a crise da pandemia COVID-19, que ampliou as desigualdades de gênero, afetando desproporcionalmente milhões de mulheres e meninas, e reforçando a urgência de agir para acelerar o progresso. À medida que o mundo começa a se reconstruir, a igualdade de gênero precisa ser colocada no centro dos esforços de recuperação.

A inscrição online está disponível no site Fórum

Leia também

Primeira edição em português dos diários de Virginia Woolf chega ao Brasil

Nunca mais! – Obras que expõem a atrocidade e o sofrimento no período da ditadura

Primeira edição em português dos diários de Virginia Woolf chega ao Brasil