2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino traz mais de 40 produções e destaca Palestina

A edição da Mostra de Cinema Árabe Feminino conta com debate, masterclass e enfatiza produções de mulheres da Palestina
Imagem de divulgação da 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino

Mais de 40 produções cinematográficas árabes dirigidas por mulheres estarão na 2ª edição da Mostra de Cinema Árabe Feminino, com início nesta quarta-feira, 19 de maio.

A programação será totalmente online, gratuita e este ano destaca a Palestina, com a mesa redonda “Palestinidades” e uma Masterclass com a diretora palestina Larissa Sansour, conhecida pelas obras de ficção científica.

A programação segue até o dia 25 de junho e foi dividida em constelações a serem exibidas a cada semana (veja abaixo).

A curadoria desta edição é das brasileiras Analu Bambirra, Carol Almeida e da egípcia Alia Ayman e contempla produções com temas diversos como questões políticas, críticas sociais, conflitos familiares, utopias, amizades e masculinidades.

Os filmes serão exibidos no site www.cinemaarabefeminino.com e os debates e mesas redondas serão transmitidos pelo canal no youtube Mostra de Cinema Árabe Feminino

O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Entre os 27 filmes inéditos em exibição na 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino, destacam-se “Quando Coisas Acontecem” (Palestina/Reino Unido), de Oraib Toukan; “O Protesto Silencioso: Jerusalém 1929” (Palestina), com direção de Mahasen Nasser Eldin e “Você Já Matou Um Urso – ou Tornando-se Jamila” (Líbano), dirigido por Marwa Arsanios.

Divulgação Instagram oficial do evento
A Masterclass ministrada pela diretora palestina Larissa Sansour acontecerá no dia 22 de maio, das 13h às 15h. As inscrições ficam abertas até o dia 17 de maio com vagas limitadas. O link da inscrição: https://linktr.ee/MCAF2021
Alguns filmes da Constelação Cão Maior – Instagram oficial da Mostra

Mesa Redonda debate a Palestina

Palestinidades: Corpo e Território

Será no dia 28 de maio, às 14h, com Daniele Regina Abilas e Fernando Resende. Convidadas: Mahasen Nasser Eldin (cineasta – “O protesto silencioso”); Riham Isaac (artista performática e professora); Dina Matar (professora e pesquisadora)

A mesa tem como objetivo provocar, a partir de uma perspectiva histórica, uma reflexão, tendo como foco o corpo feminino. “Mais do que buscar definir a identidade palestina, o intuito é colocar em questão as formas distintas de experimentar os ‘modos de ser palestina’, levando em conta a trágica experiência do conflito. Dessa forma, buscamos compor quadros que revelam palestinidades, formas de habitar e de se perceber como mulheres sujeitas de uma história que, muitas vezes, insiste em apagá-las e confiná-las, a partir de uma lógica de silenciamento, restrição e condensamento de suas experiências”, destacam os realizadores.

Programação da primeira semana:

CONSTELAÇÃO CÃO MAIOR

Acompanhem os filmes disponíveis do dia 19 até o dia 25 de maio de 2021:

  • A SPACE EXODUS (UM ÊXODO ESPACIAL) de Larissa Sansour
  • IN VITRO de Larissa Sansour e Soren Lind
  • IN THE FUTURE THEY ATE FROM THE FINEST PORCELAIN (NO FUTURO, ELES COMIAM DA MELHOR PORCELANA) de Larissa Sansour e Soren Lind
  • NATION ESTATE (PATRIMÔNIO NACIONAL) de Larissa Sansour
  • A FILM ABOUT A CIRCLE (UM FILME SOBRE UM CÍRCULO) de Omnia Seham Sabry
  • BEFORE I FORGET (ANTES QUE EU ME ESQUEÇA) de Mariam Mekiwi
  • AS ABOVE, SO BELOW (TANTO ACIMA, QUANTO ABAIXO) de Sarah Francis
  • SUBMARINE (SUBMARINO) de Mounia Akl

A programação completa pode ser acompanhada nas redes sociais.

SERVIÇO

Leia também:

Nakba: a Palestina resiste aos 73 anos de uma catástrofe contínua
Filme de palestina indicado ao Oscar retrata vida sob ocupação militar

Histórias líricas de um lugar que não existe mais (live com Soraya Misleh)

Tagged: