Três livros que ajudam a entender o luto

Obras de mulheres refletem sobre a dor da perda, os sentimentos, processos, sofrimentos e transformações

Luto: perfil de mulher com a mão nos olhos representando a tristeza
Luto: a dor da perda – Imagem: Canva

1 – Luto: perda, aceitação e retorno à vida

“O fio que nos une”, romance escrito por Deborah Strougo, conta a história de Letícia, uma jovem mulher em luto que é surpreendida pelo destino. Uma história sobre luto, aceitação e retorno à vida, que fala sobre as muitas possibilidades após uma grande perda e a certeza de que todos, sem exceção, merecem viver intensamente seu destino.

Depois de perder o noivo em um acidente, Letícia se fecha para o mundo desacreditando no amor, com a certeza de que seu coração nunca mais poderá se recuperar. Até que um dia, sua grande amiga Marina a leva para um festival no bairro japonês da cidade, e Letícia acaba fazendo um pedido no santuário local. É quando coisas misteriosas começam a acontecer e nossa protagonista se vê numa missão um tanto inesperada: juntar as almas gêmeas conectadas pelo misterioso fio vermelho do destino. Além de ser obrigada a bancar um tipo de “cupido” para pessoas que nem imaginava, a situação de Letícia se complica mais ainda quando Thiago – o novo colega de escritório que sempre usa camisetas engraçadas e é todo trabalhado nas referências geek – surge em sua vida mostrando que o amor pode, sim, renascer após tanta dor.

SOBRE A AUTORA:

Carioca e publicitária, Deborah Strougo se encantou pela literatura ainda na adolescência e escreveu poemas que logo se espalharam pela internet. Autora de diversos romances, sempre foi apaixonada por histórias que aquecem o coração. Adora viajar e se perder em séries, filmes e animes. Atualmente mora em Lisboa.

FICHA TÉCNICA:

O fio que nos une

Deborah Strougo

304 páginas

VR Editora

2 – Como lidar com a morte de um ente querido?

“Quando a morte chega em casa” reúne textos de diversos autores que relatam suas experiências pessoais com a morte. Desde o impacto da perda súbita de um ente querido ou após um longo processo de despedida em razão de doenças, a obra aborda a necessidade de lidar com a morte, um tema ainda tabu em nossa sociedade, que acaba trazendo aprendizados transformadores sobre a vida.

Leitura indicada para enlutados em geral, profissionais da área de saúde, responsáveis por cuidados paliativos e todas as pessoas que se interessam pela questão da finitude e do processo de luto. Organizado pelas psicólogas Teresa Gouvêa e Karina Okajima Fukumitsu e prefaciado por Maria Julia Kovács, traz 13 relatos sobre perdas de pessoas que deixaram marcas na vida dos escritores, promovendo a construção do sentido em sua existência.

Ana Lucia Coradazzi, Juliana Martins de Mattos Gonnelli, Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo, Maria Júlia Paes da Silva, Mariana Ferrão, Michelle Bittencourt Braga, Miguel Angelo Boarati, Plínio Cutait, Rafael Stein, Ricardo Gonzalez e Tom Almeida compartilharam suas diferentes formas de elaborar o luto, não para serem copiadas, mas para despertar emoções e trazer reflexão.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Teresa Vera de Sousa Gouvêa é psicóloga, especialista em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia e em Terapia Familiar e de Casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora dos cursos de pós-graduação em Suicidologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e em Psicologia Hospitalar da Universidade de Taubaté. Administra o site Laços e Lutos (www.lacoselutos.com.br).

Karina Okajima Fukumitsu é doutora e pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA). Coordena a Pós-Graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e o Programa RAISE: Ressignificações e Acolhimento Integrativos do Sofrimento Existencial. É ainda cocoordenadora da Pós-Graduação Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-terapia da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul).

Ficha Técnica

Quando a morte chega em casa

Teresa Vera de S. Gouvêa e Karina Okajima Fukumitsu

Summus Editorial

120 páginas

3 – Para entender o que é vida

Barbara Becker presenciou inúmeras perdas desde a juventude: avós, pai, mãe, tia, colegas de trabalho, animais de estimação e vizinhos. Foi a partir do diagnóstico terminal de sua melhor amiga de infância, Marisa, que a escritora internacional buscou o significado do que é ser mortal e qual o sentido de viver sabendo que a morte é o fim. Essa dúvida enraizada nela deu origem à obra “Morte: a essência da vida – Como encontrar nas perdas o cerne de nossa existência”.

O livro é um guia com mensagens reconfortantes em que Barbara Becker conta sobre o poder de se abrir à morte para aprender sobre o que é vida. Segundo a autora, só assim será possível mergulhar na sensação de liberdade, única maneira de viver sem arrependimentos.

SOBRE A AUTORA:

Barbara Becker é escritora e dedicou mais de 25 anos em parcerias com defensores dos direitos humanos no mundo todo em busca da paz. Trabalhou com a Organização das Nações Unidas com a Human Rights First – uma organização internacional de direitos humanos sem fins lucrativos e apartidária com sede em Nova York, Washington e Los Angeles; e com a Ms. Foundation for Women – coletivo de mulheres nos Estados Unidos que promove a equidade e a justiça para todos. Mora em Nova York com o marido e dois filhos. 

Ficha técnica:

Morte: a essência da vida – Como encontrar nas perdas o cerne de nossa existência

Barbara Becker

Lígia Azevedo

Selo Latitude – VR Editora

184 páginas

Leia ainda: Firminas indica: nove publicações com vozes de mulheres

Tagged: ,