Firminas para ler: lançamentos de publicações que fortalecem mulheres

Firminas para ler e os lançamentos de agosto. Imagem: @canva

Artistas mulheres, Irmãos Grimm em versão japonesa; romance policial; mulheres pioneiras desbravadoras de carreiras e muito mais. Portal Firminas traz os lançamentos de agosto escritos por mulheres e que fortalecem mulheres, confira abaixo!

Imagem: divulgação

1 – A participação das mulheres da História da Arte

“Breve História das Artistas Mulheres” retrata desde os avanços que elas fizeram na luta pela igualdade de gênero, às importantes contribuições registradas em movimentos artísticos dominados até então por homens, e as artistas esquecidas e ofuscadas que agora estão sendo redescobertas e reavaliadas. De autoria de Susie Hodge, o livro revela as conexões entre diferentes períodos, artistas e estilos, dando aos leitores uma compreensão completa e ampla apreciação das realizações dessas mulheres, que produzem obras desde a Antiguidade, mas durante grande parte desse período foram excluídas, ignoradas e quase sempre suprimidas da História da Arte. Hoje, as barreiras estão sendo eliminadas e mais artistas mulheres estão sendo reconhecidas. Este livro apresenta um pouco da arte produzida por mulheres desde o Renascimento até os dias atuais, ao longo dos movimentos artísticos, obras, temas e inovações.

Ficha técnica:

“Breve História das Artistas Mulheres”

Susie Hodge

Editora Olhares

224 páginas

Imagem: divulgação

2 – Cultura japonesa dá nova roupagem para clássico dos Irmãos Grimm

Uma princesa banida, um dragão extraordinário, seis pássaros encantados e a maldição da bruxa que não pode ser revelada. O livro “Os Seis Grous”, de Elizabeth Lim, mistura um em seu enredo a magia e celebra a cultura asiática. Este é o primeiro volume da duologia, que faz uma releitura do clássico conto de fadas dos Irmãos Grimm, “Os Seis Cisnes”. A obra tem como coadjuvantes os grous, aves sagradas que simbolizam paz e vida longa na cultura japonesa.

Shiori é a única princesa do reino de Kiata e guarda consigo um segredo: a magia corre em suas veias – ela pode dar vida a origamis e fazer amizade com dragões. Audaciosa, acredita que é capaz de mudar a própria vida com mágica, mas é impedida pela maldição da madrasta malvada. A personagem é condenada a esconder o rosto, ficar sempre sozinha e silenciosa, enquanto os seis irmãos vivem transformados em grous. A única forma de salvá-los e ser livre é capturar a madrasta e roubar a pérola de dragão. 

Sobre a autora: Elizabeth Lim cresceu na Califórnia, Estados Unidos, e formou-se nas universidades de Harvard e Juilliard. Antes de se tornar escritora, trabalhou como compositora musical de filmes e jogos de videogame. Atualmente, vive na cidade de Nova York com o marido e suas duas filhas.

Ficha técnica:

“Os Seis Grous”

Elizabeth Lim

Editora: Plataforma 21

416 páginas

Imagem: divulgação

3 – Pioneirismo feminino: carreiras desbravadas desde 1650

Rosalind Franklin, cientista responsável pela descoberta do formato helicoidal do DNA; Katia Krafft, vulcanóloga francesa salvadora de muitas vidas; Margaret Ann Bulkley, médica que se disfarçou de homem desde a faculdade de Medicina até o leito de morte; Annette Kellermann, nadadora australiana criadora do maiô. Elas e outras mulheres pioneiras desbravadoras de carreiras tradicionalmente masculinas são as protagonistas do livro “Grandes Mulheres Que Fizeram Maravilhas”, de autoria da escritora inglesa Kate Pankhurst.

A obra é indicada a partir dos três anos e propõe um debate sobre aceitação e autovalorização para que, aos poucos, as crianças se reconheçam como protagonistas de suas vidas. Além disso, é um convite aos pequenos leitores a viajarem com mulheres corajosas, ousadas e brilharem para descobrirem todas as possibilidades de aproveitar aos máximos os próprios talentos.

Sobre a autora: Kate Pankhurst nasceu em Liverpool, na Inglaterra, mas vive atualmente em Leeds. Estudou na Universidade do Lancashire Central, no Reino Unido, onde decidiu ser ilustradora de livros infantis e ganhou o prêmio Macmillan para Picture Book Illustration, em 2002.

Ficha técnica:

“Grandes Mulheres Que Fizeram Maravilhas”

Kate Pankhurst

VR Editora

32 páginas

Imagem: divulgação

4 – O protagonismo feminino durante a Ditadura Militar

Pela primeira vez, chega ao público a versão feminina dos acontecimentos dentro de um dos maiores presídios políticos do país, que torturou, matou e sumiu com muitas pessoas ao decorrer dos 21 anos da Ditadura Militar no Brasil. Quem faz esse resgate é Ana Maria Ramos Estevão em “Torre das Guerreiras e Outras Memórias”.  A autora explica que ela e suas companheiras de cela não estavam à espera de um príncipe em seu cavalo branco para salvá-las, por isso renomearam a Torre das Donzelas, do Presídio Tiradentes, para Torre das Guerreiras.

Capturada pelos órgãos de repressão da ditadura brasileira, a autora foi torturada e interrogada por sua trajetória como militante. Para que as pessoas jamais esqueçam o que houve na ditadura, principalmente com as mulheres, Ana Maria escreve a sua história que se entrelaça com tantas outras como a da ex-presidenta Dilma Rousseff, prefaciadora do livro. Ela relata as torturas, pessoas com papéis importantes do lado da resiliência como também do lado dos carrascos, bem como os fascistas voluntários.

Sobre a autora: Ana Maria Ramos Estevão nasceu em Maceió (AL) em 1948. Mudou-se para a cidade de São Paulo em 1953. Quando iniciou o curso de Serviço Social, em 1969, aproximou-se da Ação Libertadora Nacional (ALN), organização de esquerda que enfrentou a ditadura civil-militar brasileira. Foi presa três vezes e, em 1974, ficou exilada em Paris. É professora livre-docente aposentada da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É membra do Sindicato dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

Ficha técnica:

“Torre das Guerreiras e Outras Memórias”

Ana Maria Ramos Estevão

Editora 106 Memórias/Fundação Rosa Luxemburgo

192 páginas

Imagem: divulgação

5 – O encontro de si mesmo nas perdas da vida

Escritora e defensora dos direitos humanos, Barbara Becker presenciou inúmeras perdas ao longo da vida: avós, pais, tia, colegas de trabalho, animais de estimação e vizinhos. Foi a partir do diagnóstico terminal de sua melhor amiga de infância, Marisa, que ela buscou o significado do que é ser mortal e qual o sentido de viver sabendo que a morte é o fim, e que escreveu a obra “Morte: A Essência da Vida – Como Encontrar nas Perdas o Cerne de Nossa Existência”.

Em cada um de seus 22 capítulos, livro detalha uma experiência de luto e como Barbara encontrou nestas perdas a essência do próprio existir. Ela utiliza a palavra “cerne”, núcleo central que sustenta uma árvore, ao explicar que a morte é essencial para que a vida aconteça.

Sobre a autora: Barbara Becker é escritora e dedicou mais de 25 anos em parcerias com defensores dos direitos humanos e no mundo todo em busca da paz. Trabalhou com a Organização das Nações Unidas, com a Human Rights First; com a Ms. Foundation for Women, e ingressou na equipe de assistência espiritual da Cruz Vermelha americana. Barbara mora em Nova York com o marido e seus dois filhos. 

Ficha técnica:

“Morte: A Essência da Vida – Como Encontrar nas Perdas o Cerne de Nossa Existência”

Barbara Becker

Selo Latitude – VR Editora

184 páginas

Imagem: divulgação

6 – Romance vira caso de polícia no Leste Europeu

Mais que o contato com culturas diferentes e novas experiências, a vida no exterior também pode guardar momentos de tensão e até terror. Em “Segredos Obscuros”, a escritora Liliane Ribeiro narra uma situação de sequestro e tráfico de mulheres brasileiras ambientada no Leste Europeu.

Thais e Sofia são duas amigas que acabaram de deixar o Brasil com o objetivo de completar a graduação na Universidade de Lisboa e iniciar suas carreiras profissionais em Portugal. Tudo ia bem na rotina até que elas ganham passagens para conhecer Tallin, capital da Estônia. Thais se apaixona por um empresário mais velho, Erik, e o romance resulta em um sequestro envolvendo a milícia do Báltico, com o FBI e a polícia russa atrás dela e de Sofia. A autora mistura no romance questões sobre relacionamentos, sexualidade, empoderamento feminino e quebra de paradigmas.

Leia também: Firminas para ler: publicações que fortalecem mulheres

Sobre a autora: Liliane Ribeiro tem 56 anos, nasceu em Brasília, mas cresceu na cidade do Rio de Janeiro, onde vive até hoje. Formada em Jornalismo, já foi repórter de TV e atualmente é servidora pública. É pós-graduada em Direito Administrativo e cursa MBA em Educação.

Ficha técnica:

“Segredos Obscuros”

Liliane Ribeiro

Astrolábio Edições

298 páginas

Imagem: divulgação

7 – Um grito de esperança por um mundo mais igualitário

A literatura foi a maior herança deixada pelo saudoso poeta e cordelista nordestino Zé Laurentino, não só para o Brasil como para a filha Cibele. Agora ela segue os mesmos passos do pai para contribuir com a literatura nordestina e brasileira.

Em seu romance de estreia “Nobelina”, Cibele Laurentino retrata a vontade das mulheres brasileiras, ao longo dos tempos, de promover mudanças em busca de igualdade de gênero. O livro conta a história de uma jovem e humilde mulher negra que sonha em ser professora, mas precisa lidar com as imposições do pai: casar e ser dona de casa para servir o marido. A protagonista é um redesenho do poema “Eu, A Cama e Nobelina”, escrito por Zé Laurentino na década de 60.

A obra traz aos leitores uma mensagem sobre educação, a história, costumes, folclore, cultura, preconceitos, homofobia, violência contra a mulher, racismo, além das diferenças sociais, o convívio, o conhecimento e como a educação pode mudar uma nação. Por isso, é uma crítica social e aborda temas de importante debate.

Sobre a autora: Cibele Laurentino nasceu em Campina Grande (PB), é formada em Gestão em Turismo, cursa Letras e é estudante de escrita criativa. O gosto pela leitura e escrita começou na infância, por influência do pai: é filha do saudoso Zé Laurentino, poeta, cordelista e escritor. Além disto conviveu com poetas populares, cordelistas, cantadores de viola e emboladores de coco.

Ficha Técnica:

“Nobelina”

Cibele Laurentino

Plus Editora

300 páginas

Imagem: divulgação

8 – Mona Lisa é “investigada” por educadora

Um livro que convida o leitor a ser um detetive. Em “Mona Lisa e Seus Mistérios”, a escritora, educadora e física Beatriz Zawislak apresenta fatos pouco conhecidos sobre a pintura mais enigmática do mundo. A autora faz conjecturas sobre a gênese do quadro, baseada em um conjunto de acontecimentos documentados. Para resolver o enigma da gênese da Mona Lisa, desenvolveu sete conjecturas concatenadas, que parecem ter resolvido o enigma.

Beatriz analisou, inicialmente, os três primeiros retratos de mulheres pintados por Leonardo Da Vinci, antes de ele conceber a Lisa do Museu do Louvre. Ela chegou a essa descoberta quando procurou informações sobre o ano em que Da Vinci começou a pintar a Mona Lisa do Louvre, chegando à Mona Lisa de Isleworth e à existência de um “retrato oculto” sob a pintura do museu.

Sobre a autora: Bacharel e licenciada em Física pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e mestre em Educação – com ênfase no Ensino da Física –, pela Faculdade de Educação da UFRGS, gaúcha de Porto Alegre, Beatriz Maria Mikusinski Zawislak centrou suas atividades docentes no Instituto de Física da UFRGS até a aposentadoria.

Ficha Técnica:

“Mona Lisa e Seus Mistérios”

Beatriz Maria Mikusinski Zawislak

Editora Age

118 páginas

Imagem: divulgação

9 – Quando a paixão pela dança é maior que os traumas do passado

“Minha Adorável Bailarina”, escrito pela artista multidisciplinar Lucy Trento Amaral, é uma história de perdas, abandono, verdades ocultas, superação, amizade, amor, recomeços e a busca por um final feliz.

Chloe Amber é uma bailarina talentosa com uma carreira sólida de sucesso, mas com um passado sombrio que até mesmo ela desconhece completamente. Criada em um orfanato em Londres desde os dois anos de idade, encontrou no balé clássico uma forma de superar as dores do abandono ao mesmo tempo em que faz algo prazeroso. Depois de perder duas pessoas próximas em um curto espaço de tempo, a protagonista aceita o convite para assumir o posto como primeira bailarina da companhia do Balé da Irlanda. Com isso, ela vislumbra a possibilidade de levar uma vida mais tranquila e enfim construir uma família.

“Minha Adorável Bailarina” fala sobre as imprevisibilidades da vida e como as mentiras do passado e as decisões do presente podem afetar o futuro para sempre.

Sobre a autora: Lucy Trento Amaral é uma artista multidisciplinar apaixonada por romances. Por meio de suas narrativas, busca proporcionar um tempo gostoso de entretenimento para seus leitores. Atualmente, mora numa tranquila cidade da província de Quebec com seu marido e é uma consumidora voraz de livros.

Ficha Técnica:

“Minha Adorável Bailarina”

Lucy Trento Amaral

Editora Uiclap

394 páginas

Imagem: divulgação

10 – Um encontro de gerações improvável

Como uma amizade pode florescer em situações e em gerações improváveis? “Os Cem Anos de Lenni e Margot”, romance de estreia da escritora inglesa Marianne Cronin, responde essa questão com uma história passada em um hospital em Glasgow, na Escócia, onde Lenni, uma adolescente sueca de 17 anos, encantadora e divertida, que está com câncer em estágio terminal. Para preencher os dias, em meio às restrições, passa a frequentar aulas de arte terapêutica, onde conhece Margot, uma doce senhora de 83 anos. Em meio a uma conexão intensa e imediata, elas se dão conta de que, juntas, têm um século de vida. Para celebrar o centenário, decidem montar uma exposição de cem pinturas. Cada uma das obras, retrata uma memória importante dos anos que viveram e, assim, relembram os amores e dissabores da vida.

“Os Cem Anos de Lenni e Margot” é um testemunho sobre a importância de viver cada dia intensamente. Uma história de paixão, juventude, amadurecimento, alegria, espiritualidade, legado, arte e afeto, mas também de luto, finitude e resiliência.

Ficha técnica:

Os Cem Anos de Lenni E Margot

Marianne Cronin

Editora Planeta do Brasil

352 páginas

Sobre a autora: Marianne Cronin nasceu em 1990, na Inglaterra. Formou-se em Inglês e Escrita Criativa pela Universidade de Lancaster, chegando depois ao Ph.D. em Linguística Aplicada na Universidade de Birmingham. Quando não está escrevendo, dedica-se ao teatro de improviso em West Midlands, onde vive.

Tagged: