Firminas para ler: publicações que fortalecem mulheres

Livros que fortalecem as mulheres
Livros que fortalecem as mulheres

Superação e inspiração; mulheres imigrantes; autoestima; empoderamento; homoafetividade; empatia e fantasia. Portal Firminas traz os lançamentos recentes de livros que fortalecem mulheres, escritos por mulheres, confira abaixo!

1 – Imigrantes no esporte: lugar de mulher é onde ela quiser

Mudar de país não é uma decisão fácil, e conseguir se destacar em sua nova terra é um feito e tanto para qualquer um. Escrito pela imigrante e best-seller do “The New York Times”, Elena Favilli, o livro “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes: 100 Mulheres Imigrantes”, apresenta as trajetórias das esportistas Angelica Rozeanu (romena), Anne Wafula Strike (queniana) e Keiko Fukuda (japonesa), que foram, respectivamente, campeã mundial de tênis de mesa, atleta paralímpica e a primeira judoca a alcançar a maior honra do judô. Além de se adaptarem a uma nova cultura ao sair do país de origem para viverem o sonho profissional dentro dos esportes, elas provaram para o mundo que poderiam se tornar grandes campeãs. Angelica mudou-se para Israel, Anne para a Inglaterra, e Keiko para os Estados Unidos. Essas narrativas reais são verdadeiras inspirações para meninas de todas as idades, principalmente as que desejam fazer do esporte uma oportunidade de vida.

Sobre a autora: Elena Favilli é jornalista e autora best-seller do “The New York Times”. Ela é a cofundadora da Rebel Girls, uma marca global e multiplataforma que junta educação e entretenimento e se dedica a inspirar e gerar confiança em uma geração de garotas. Elena já escreveu para o “The Guardian”, “Vogue”, “ELLE”, “COLORS Magazine”, “McSweeney’s”, “RAI”, “Il Post” e “La Repubblica”, além de ter escrito quatro livros da série “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes”.

Ficha técnica:

“Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes: 100 Mulheres Imigrantes que Mudaram o Mundo”

Elena Favilli

Editora: Planeta – Selo Outro Planeta

224 páginas

Leia também: Firminas indica: nove publicações com vozes de mulheres

2 – De um extremo ao outro

O livro “Dos Pés Sujos de Barro aos Sapatos de Solados Vermelhos” conta a história de vida e superação da advogada Naíle Mamede, que saiu aos nove anos de uma aldeia às bordas do estado do Pará, em plena Amazônia, , foi para Belém com a promessa de ser babá e virou uma escrava infantil, para depois de muitos obstáculos superados formar-se em Direito. Seu primeiro escritório foi em uma praça pública e de lá ganhou o mundo. Uma trajetória de vida real, que mostra o poder da força de vontade de uma mulher corajosa, determinada, visionária e sensível, que conseguiu fugir da escravidão infantil e violência doméstica.

A obra tem sua renda 100% revertida para as entidades filantrópica ONG Jardim das Borboletas, Fundação Rotária e Criança para o Bem.

Sobre a autora: Naíle Mamede é advogada especialista em Direito Previdenciário e proprietária da Mamede Advocacia, com matriz em São Paulo e filiais. Congressista em Direitos Sociais na Universidade de Pisa (Itália), na Universidade de Coimbra (Portugal), na Corte Interamericana de Direitos Humanos em San José (Costa Rica), no Tribunal de Haia (Holanda), na Suprema Corte de Manhattan/NY, em Londres, na França e no Chile. Foi condecorada com as medalhas Amigo da Marinha e Amigo do Exército. É presidente da Comissão de Imagem Pública do Rotary Club São Paulo/Liberdade, Adesguiana CEPE 51 pela ADESG/SP — Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Voluntária Cisne Branco (VCB) pela Marinha do Brasil e palestrante internacional.

Ficha técnica:

“Dos Pés Sujos de Barro aos Sapatos de Solados Vermelhos”

Naíle Mamede

Editora: Literare Books International

168 páginas

3 – Belezas plurais se unem por uma boa causa

A Editora MOL e a Marisa uniram-se em um projeto para fortalecer a autoestima feminina com o livro “Já se amou hoje?”, cujo lucro das vendas, excluindo-se impostos e custos de produção, será revertido para o Instituto Maria da Penha, que atua para a consolidação da Lei Maria da Penha (11.340/06) e para a Rede Mulher Empreendedora, que capacita gratuitamente mulheres de todo o Brasil, fomentando a geração de renda por meio do empreendedorismo e da empregabilidade.

A obra aponta que a insatisfação feminina com a aparência não é fruto do acaso, mas produto da socialização e da pressão imposta pela mídia e pela indústria da moda. O livro mostra como o amor próprio é revolucionário e oferece um guia para as mulheres abandonarem a busca desenfreada por padrões estéticos inatingíveis. Para isso, a obra propõe três etapas: repensar o significado da beleza, abraçar a pluralidade e cultivar a autoestima.

“Já se amou hoje?” também traz dicas de filmes, séries e músicas sobre empoderamento feminino e exemplos de mulheres revolucionárias como a médica e pesquisadora Nise da Silveira, a escritora Carolina Maria de Jesus e a arquiteta Lina Bo Bardi. Com tiragem de 84 mil exemplares, a obra pode ser comprada nos caixas de todas as lojas físicas Marisa e pela internet na Banca do Bem, loja oficial da MOL.

Ficha técnica

“Já Se Amou Hoje?”

Editora: MOL

72 páginas

4 – Superação e inspiração

Quatro Fertilizações in Vitro (FIV) malsucedidas, morte dos avós, do irmão e do pai, diagnóstico de endometriose e crise profunda no casamento. Com tantos motivos para desistir, a escritora pernambucana Tchela mostra através de seu livro “Eu Natureza: Um Olhar Para Dentro”, que é possível renascer depois de tanta dor e perdas.

Em formato autobiográfico, Tchela faz retrato honesto sobre experiências que a vida pode ocasionar. Com foco no autoconhecimento, o enredo faz a conexão dos sentimentos com elementos da natureza, para mostrar o que parece óbvio, mas difícil de compreender: é impossível ter controle sobre acontecimentos ou pessoas.

Dividida em sete capítulos, a obra também conta com boas doses de esperança, e garante que, apesar de todas as dificuldades, ainda é melhor buscar enxergar as belezas da vida. O livro não dá respostas; provoca reflexões para que cada leitor se veja imerso e se identifique em meio aos questionamentos.

Sobre a autora: Tchela é recifense formada em Turismo e Direito, com especialização em Diplomacia e Negócios Internacionais. Atua como mediadora judicial e analista judiciária e também é consteladora sistêmica familiar.

Ficha Técnica:

“Eu Natureza: Um Olhar Para Dentro”

Tchela

118 páginas

5 – Empoderamento e homoafetividade no século 19

A predominância do patriarcado é uma das marcas deixadas pelo Brasil Império. O tema é levantado pela historiadora e pedagoga paraibana Sheila Guedes no livro “Por Amor e Honra – Amores do Império”, ambientado em 1844 e que retrata os detalhes desta época.

Inspirada em Nísia Floresta, considerada a primeira mulher feminista do Brasil, a autora dá voz a Cecília, uma jovem que rejeita o casamento e sonha em se tornar professora, por acreditar que uma educação mais igualitária tem o poder de libertar as mulheres.

Para escapar das imposições do pai autoritário, ela se disfarça de soldado da Guarda Nacional e encontra, no tenente da tropa, um aliado. Esta é uma referência à baiana Maria Quitéria, primeira mulher a integrar o exército brasileiro, que usou do mesmo subterfúgio para lutar pela independência do país. Em 1822, juntou-se às tropas para guerrear contra os portugueses.

O empoderamento feminino se une à representatividade homoafetiva ao longo do enredo. Um casal homossexual se torna determinante no desenrolar da trama, e engrandece o romance ao representar as muitas mulheres independentes que existiram e a história fez questão de esconder.

Sobre a autora: Sheila Guedes é historiadora e pedagoga paraibana, formada pela Universidade Federal da Paraíba. Iniciou a carreira de escritora em 2015 e já publicou 14 livros e quatro contos. Atua como gestora escolar e se divide entre as duas grandes paixões: a escrita e a educação. É autora da série de livros “Mulheres do Brasil”, coleção de romances históricos ambientados no Brasil Colonial.

Ficha técnica:

“Por Amor e Honra – Amores do Império”

Sheila Gomes

344 páginas

6 – Nenhuma mulher existe sem outra mulher

Na atividade médica, ao buscar orientação, o paciente é quem menos fala, apenas responde a perguntas objetivas feitas pelo profissional de saúde. Invertendo essa lógica, a cardiologista baiana Ana Marice Ladeia fez um profundo exercício de escuta e percepção que resultou no livro “Do Amor e do Amar – Histórias de Mulheres Reais Como Você”, que reúne 12 contos escritos a partir de depoimentos reais de mulheres ou de descendentes, como filhos e netos. Com a devida licença poética, a autora criou personagens que emocionam e geram fácil identificação com o leitor ao abordar temas atuais e ao mesmo tempo antigos como “o amor e o amar”.

“Do Amor e do Amar” é o primeiro livro da professora titular da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública fora do campo da Medicina.

Sobre a autora: Ana Marice Teixeira Ladeia nasceu em Caetité, Bahia, em 8 de julho de 1961. É médica, cardiologista, doutora em Medicina Interna e professora universitária. Como um presente para si própria ao completar 60 anos, Ana Marice liberta sua veia literária com a publicação do primeiro livro de contos.

Ficha técnica:

“Do Amor e do Amar – Histórias de Mulheres Reais Como Você”

Ana Marice Ladeia

Editora: Scortecci

152 páginas

7 – O mundo mágico dominado pelas mulheres

Dragões, rainhas, piratas, magas, novas civilizações, conflitos políticos e religiosos, guerra, empoderamento feminino e representatividade LGBTQIA+ são alguns dos elementos presentes no primeiro volume da fantasia “O Priorado da Laranjeira – A Maga”, escrito pela autora inglesa best-seller do “The New York Times” Samantha Shannon.

O livro traz o mundo dividido em dois povos rivais que nutrem crenças diferentes sobre os dragões. O Seiiki, a Leste, vê as criaturas como místicas e as adora como seres divinos. Já o Rainhado de Inys, a Oeste, acredita que são feras ruins e terrivelmente perigosas, capazes de devastar a humanidade. Porém, quando um dragão ancestral das trevas ressurge e ameaça a vida de todos, as duas sociedades terão que deixar de lado os embates políticos, diferenças ideológicas, religiosas e culturais para lutarem juntos por um bem maior: salvar o mundo desta fera que, diferentemente dos demais cuspidores de fogo, deseja reconstruir o planeta por meio de forças malignas. Será tarefa das mulheres conduzirem o destino de seu mundo, sejam elas rainhas, magas ou aquelas que cavalgam dragões.

Traduzido para mais de 25 países, “O Priorado da Laranjeira” foi finalista do Lambda Literary — prêmio anual dos Estados Unidos destinado a obras literárias com temática LGBTQIA+, em 2020. A continuação desta história será lançada no Brasil ainda no segundo semestre de 2022.

Sobre a autora: Samantha Shannon é natural de Londres, Inglaterra, onde nasceu em 1991. Estudou Língua Inglesa e Literatura na Faculdade de St. Anne, Oxford. É autora best-seller do “The New York Times”, tendo sua obra traduzida para mais de 25 países.

Ficha técnica:

“O Priorado da Laranjeira – A Maga”

Samantha Shannon

Editora: Plataforma21

544 páginas

8 – A história de uma mulher passada a limpo

“Eu não terminei como faxineira, eu comecei.” A frase da inspiradora digital Veronica Oliveira é o subtítulo da obra “Minha Vida Passada a Limpo”, em que ela conta a própria história de vida e abre um diálogo necessário sobre a valorização da atividade doméstica e da prestação de serviços.

Mãe de três filhos, negra e com origem na periferia de São Paulo, Veronica decidiu que a porta para uma nova vida seria por meio da faxina: o start veio após um profundo quadro de depressão e tentativa de tirar a própria vida. Ao fazer divertidas postagens para divulgar seu trabalho na internet, ela criou a página Faxina Boa, que conquistou os internautas e tornou-se um lugar de resistência que permitiu a autora ressignificar a profissão e o modo como via a si mesma.

O livro é uma reflexão sobre diferentes aspectos de um trabalho ainda subestimado. Ao ser tratada como “tia da limpeza”, Veronica sentiu na pele como a empregada doméstica é geralmente estereotipada, uma herança do passado que continua a colocar barreiras na vida de mulheres que, sem opções e perspectivas, recorrem ao trabalho como única alternativa de sobrevivência.

Sobre a autora: Veronica Oliveira é inspiradora digital, palestrante, estudante e mãe de dois filhos. Criadora da página Faxina Boa, que tem mais de 300 mil seguidores, é a primeira faxineira a criar conteúdo para as redes sociais, desde 2016.

Ficha técnica:

“Minha Vida Passada a Limpo: Eu Não Terminei Como Faxineira, Eu Comecei”

Veronica Oliveira

Editora: VR Editora – selo Latitudeº

216 páginas

9 – O outro lado da maternidade

“Mulheres Que Habitam Em Mim”, livro de estreia da atriz Samara Felippo, traz revelações e questionamentos sobre vida, maternidade e desconstrução. Em sua obra, ela fala de forma intimista sobre o que pensa e o que vive como mãe, desromantizando a maternidade com a coragem de dizer tudo aquilo que ninguém tem coragem de expor. Samara destaca como esse papel social feminino sempre tem sido transmitido e expõe um perfil totalmente equivocado sobre o que é ser mãe. Além de frases polêmicas, a atriz ainda aborda a luta contra o racismo e as dificuldades que precisou enfrentar com suas duas filhas, Alice e Lara, frutos de seu relacionamento com o jogador de basquete Leandro Barbosa.

Sobre a autora: Samara Felippo é atriz e apresentadora, e nasceu em 1978, no Rio de Janeiro. Fez diversos papéis na TV, cinema, e no teatro. Seus papéis de maior destaque foram nas novelas “Malhação” e “A Casa das Sete Mulheres”.

Ficha técnica:

“Mulheres Que Habitam Em Mim”

Samara Felipo

Editora: DISRUPTalks

140 páginas

10 – Um retorno aos Anos Dourados

Imagina só ter a oportunidade de viajar para o ano de 1959? Em “Da Fossa à Bossa”, lançamento de Gisele Fortes, Maria Júlia não se encaixa no seu próprio tempo e detesta tudo que tenha a ver com o mundo moderno. Sem interesses amorosos e nada que a prenda, a jovem tem a oportunidade de voltar aos Anos Dourados brasileiros e se redescobrir.

Repleta de referências musicais da Bossa Nova e de nomes aclamados como Nat King Cole e Frank Sinatra, a obra coloca a protagonista para encarar escolhas difíceis: se render às descobertas do amor verdadeiro ou se tornar uma mulher independente que pode, de fato, fazer a diferença?

Ao voltar no tempo, Maria Júlia se vê imersa em uma sociedade bem conservadora, com concepções muito diferentes das que está acostumada, principalmente, sobre o papel da mulher – e este será um fator essencial para entender seu verdadeiro lugar no mundo.

Sobre a autora: Gisele Fortes é formada e pós-graduada em Comunicação Social, tendo ocupado importantes cargos durante 20 anos no mercado corporativo. A autora passou a investir na escrita de ficção no final de 2020, lançando quatro livros no ano de 2021: “Pronta para Viver”, “Todas as Curvas do Caminho”, “Desencontros de Amor” e “Mesmo Depois do Fim”.

Ficha técnica:

“Da Fossa à Bossa”

Gisele Fortes

178 páginas

Crédito das fotos: Carla Cunha e Amanda Martins

Leia também:

Dicas de livros & outros mais

Tagged: ,