Exposição reúne bordadeiras da América Latina

“Convite ao Pensamento, Têxteis e Vídeo Performance” pode ser vista gratuitamente no Instituto Cervantes São Paulo

Exposição reúne bordadeiras da América Latina
Convite ao Pensamento – Delia Dubroff

Com Assessoria de Imprensa

O Instituto Cervantes São Paulo apresenta até o dia 16 de setembro a exposição “Convite ao Pensamento, Têxteis e Vídeo Performance”, que reúne bordadeiras da América Latina. São artistas têxteis da Argentina, Peru, Chile, Uruguai e Brasil. A curadoria é de Giuli Sommantico.

Com uma vídeo instalação de Mariangeles Blanco, uma mostra individual de Delia Dubroff, ambas argentinas, e a coletiva “O Bordado Como Traço”, com autorretratos de 114 artistas, a exposição quebra o estereótipo do bordado como hobby e prova que é possível construir novas narrativas estéticas a partir da intervenção têxtil.

Para Lucrécia Couso, idealizadora do coletivo 1mulherporM², participar da exposição é uma oportunidade de o grupo firmar sua força feminina por meio da integração com mulheres da América Latina.

“Para esta mostra foi estabelecido um diálogo entre diferentes poéticas, entrelaçadas por uma mesma trama, em que todas as artistas utilizam a linha em seus trabalhos. Estamos com 12 participantes que apresentam imagens digitais como suporte e a linha como matéria para diferentes tipos de intervenções que completam um pensamento visual. O resultado traduz as relações subjetivas daquilo que cada artista deseja comunicar para o mundo. Neste processo as imagens ganharam linhas sutis, desenhos, palavras e textos com novos desdobramentos poéticos”, detalha.

Leia também Estúdio 41 apresenta Mirabilândia – Um Parque de Ilusões, de Dani Tranchesi

A mostra convoca o público a refletir sobre diferentes realidades, e o estimula a contemplar e pôr em diálogo estético suas vivências, seus próprios modos de criar e gerar transformações.

A exposição faz parte do Canoa Argentina, evento do Instituto Cervantes São Paulo em parceria com o Consulado da Argentina. O projeto recebe este nome por ser a primeira palavra dos povos nativos da América que foi adotada pela língua espanhola, e o programa é a primeira rede pan-hispânica de internacionalização da cultura em espanhol, e conta com a colaboração de consulados, universidades e instituições latino-americanas e centro-americanas para apoiar o trabalho e difusão da cultura desses países.

SERVIÇO:

“Convite ao Pensamento, Têxteis e Vídeo Performance”

Visitação gratuita: até 16 de setembro, de segunda à sexta, das 16h às 20h

Instituto Cervantes São Paulo – Avenida Paulista, 2439, São Paulo (SP)

Leia também Lau Guimarães: arte de mulher é potente e está em constante ascensão

Tagged: ,